Olá a todos,
Anos atrás, quando eu tinha acabado de aprender sobre banhos de gelo, comecei a entrar na minha piscina no inverno. Eu respirava fundo, andava até meu pescoço e ficava ali respirando lenta e profundamente para relaxar e permitir que meu corpo fizesse o que os corpos fazem na água fria.
Os capilares perto da superfície da pele se fecham para preservar o calor interno e, em pouco tempo, me sentia como uma melancia com casca, sentindo a superfície fria, mas também sentindo um conforto tranquilo por dentro. Abria meus olhos e era levado pela beleza. O sol da manhã de inverno estava deixando o céu com um azul cristalino. As palmeiras farfalhavam na brisa fresca e os pássaros cantavam alegremente.
Eu me empolguei e fiquei muito tempo. Por volta dos dez minutos, comecei a me sentir leve e eufórica, e todos os sinos de alerta de orientação dentro de mim dispararam. “Saia agora!” Era preciso ignorar a felicidade, mas ouvi minha orientação, entrei e tomei um banho quente.
Fiquei insanamente curiosa. Com a sensação que senti, quase como se estivesse pairando entre mundos. Pesquisei no Google até ler um artigo sobre o nervo vago. Isso foi muito antes dos TikTock’ers, e os Tubers fizeram dele uma palavra familiar.
Para aqueles que não sabem, o nervo vago vai da parte de trás do pescoço até a coluna e toca todos os principais feixes de órgãos. Conhecido como o nervo do “descansar e digerir”, ele ajuda o corpo a relaxar após um período de estresse ou perigo. Ele funciona sinalizando ao corpo que você está seguro, encerrando assim a resposta de “lutar ou fugir”.
Você pode ativar conscientemente seu nervo vago usando métodos de relaxamento testados pelo tempo, como respiração lenta e profunda, movimento ou cantarolar. Essas atividades estimulam o nervo vago causando vibrações sutis na parte de trás da garganta, que o acionam.
Da mesma forma, uma compressa fria aplicada na testa envia sinais pelos nervos faciais que então acionam o nervo vago, tornando esse “remédio da vovó” clinicamente aprovado.
Embora possa parecer estranho que meu corpo pensasse que estava seguro em água gelada, eu havia me treinado para ficar tão calma que me senti completamente abraçada por todo o mundo ao meu redor e fui guiada na perfeição. No momento em que meu corpo sinalizou que era hora de sair, eu sabia. Não havia medo, apenas paz e fluxo. Nesse estado de conexão, havia simplesmente saber o que fazer e quando.
Uma alma querida acabou de me enviar um artigo falando sobre como o canto dos pássaros também estimula nosso nervo vago porque os pássaros só cantam quando estão seguros, assim como sons relaxantes estimulam as vias auditivas que ativam o nervo vago. Para vocês, amantes de gatos, gatinhos ronronando fazem o mesmo, enviando sons em uma faixa de frequência de 25 a 150hz, o que foi demonstrado em alguns estudos para ajudar a curar e relaxar humanos.
Quanto mais você pratica qualquer uma dessas atividades, mais você desenvolve o tônus vagal. Assim como o exercício fortalece seus músculos, praticar qualquer uma dessas coisas torna mais fácil estimular a resposta natural de relaxamento do seu corpo. Quanto mais você pratica, mais fácil é relaxar em situações estressantes, seja um banho de gelo, uma conversa perturbadora ou o choque de perder um ente querido.
Quando você adiciona anjos, o relaxamento se aprofunda porque eles adicionam a frequência do amor incondicional à mistura. Em um estado relaxado, estamos mais abertos a essa energia. No relaxamento, criamos um estado mais coerente no corpo. Pense nisso como emitir ondas que são agradáveis e ordenadas versus ondas caóticas que podem se parecer com o que vemos em um gráfico de terremoto.
Nessas ondas pacíficas, as ondas pacíficas do espírito podem se cruzar mais facilmente com as nossas e, portanto, os anjos podem entrar em nosso campo mais facilmente e ajudar a sintonizar nossa energia mais facilmente. Além disso, você pode “pegar” sua orientação mais facilmente em um canal limpo versus um atormentado com estática.
O ponto principal de tudo isso é exatamente o que os anjos estão dizendo: a paz começa de dentro para fora, não hipoteticamente, mas na fiação do seu próprio corpo.
Você pode praticar seu caminho para a paz. Eu me treinei para disparar meu nervo vago à vontade. Comecei sentada em uma cadeira, respirando lentamente e expirando lentamente até sentir meu corpo relaxar. Eu pratico cantar músicas alegres quando estou estressada. (Você não precisa de uma boa voz, a propósito – eu sou a prova viva!)
Durante a covid, a pedido de um mestre hindu, cujo trabalho eu respeito muito, eu fiz milhares de mantras por noite, entoando sons repetitivos que também acionaram o nervo vago (e criaram uma bela vibração espiritual).
Agora, quando algo me incomoda, eu inspiro fundo, seguido por uma expiração profunda e lenta, e geralmente consigo me acalmar rapidamente. Muitas vezes, é útil. Às vezes, é simplesmente divertido.
Algumas semanas atrás, durante uma visita à família, eu estava conversando sobre um amigo que todos nós conhecíamos e amávamos. Eu estava em um estado muito calmo quando, sem aviso, senti a presença do meu amigo entrar em meu campo. Ele ofereceu energia de cura através das minhas mãos para o benefício de um membro da família.
Nós dois estávamos tão relaxados que quando um cometa de luz voou pela sala de estar entre nós, nós dois sabíamos que era ele “com um rastro de luz” para se exibir um pouco! Essas coisas são todas acessíveis em um estado de ser relaxado.
O melhor de tudo é que você tem as ferramentas à sua disposição para estar em paz, mesmo quando o clima político é intenso, quando a guerra faz manchetes e quando várias situações ao longo do dia abalam seu bom humor.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter ou recuperar sua paz:
1. Tonifique seu nervo vago
Pratique a inspiração lenta e expansiva, depois expire o mais lentamente possível.
Repita até sentir-se relaxado.
Cante músicas alegres ou cantarole com frequência
Cante o OM por alguns minutos. Embora os mantras tradicionais tenham benefícios adicionais, você pode criar o seu próprio e cantá-lo. “Eu Sou Amor. Eu Sou Amor. Eu Sou Amor…”
Ouça o canto dos pássaros por alguns minutos. Há benefícios adicionais se você puder colocar os pés na terra, sentir o ar fresco e ouvir, mas se não puder, reproduza um vídeo do YouTube com o canto dos pássaros.
Se você gosta de gatos, ouça o ronronar do seu gato ou até mesmo um vídeo ou gravação com este som.
Ao se envolver em qualquer uma dessas atividades regularmente, mesmo que apenas por alguns minutos por dia, você se treina para a resposta de relaxamento e tem uma nova prática pronta quando realmente precisar de paz.
2. Crie seu Espaço Feliz e Pacífico
Pense em algum lugar em que você esteve (ou imaginou) que parece incrivelmente tranquilo para você e imagine-o. Imagine como você se sente lá.
Anos atrás, na casa dos meus vinte anos, fiquei na casa de um colega e sua esposa quando estava viajando a negócios. Eles colocaram um colchão de ar coberto com colchas macias perto da lareira, que estalava a noite toda. Uma chuva suave caía, fazendo sons relaxantes do lado de fora da janela. Eles me trouxeram chá fumegante enquanto eu acordava com o ar fresco e úmido da manhã. Era pura paz.
Da mesma forma, lembro-me de momentos quando criança, quando, no outono, subíamos a trilha Stony Man Mountain nas Blue Ridge Mountains e sentávamos no topo de granito. Em silêncio, observávamos as brumas e a luz do sol se alternarem, criando um show de luzes de brilho e sombra nas florestas de tons de joias abaixo. Novamente, paz pura.
Se você não tem uma memória como essa, invente uma ou faça algo para criar uma. Você pode sentar no lobby luxuoso de um resort cinco estrelas e ler se essa for sua paz. Talvez você encontre paz caminhando na praia ou abraçando um ente querido. Talvez você se sente em silêncio e medite, ou reze, ou ouça uma bela música.
Seja o que for, tente encontrar (ou criar) uma memória ou um espaço imaginário onde você possa sentir paz pura. Vá lá com frequência em sua mente.
3. Crie um lembrete pacífico
Escolha uma frase que o lembre de que a paz está sempre disponível. Quer você o coloque pela casa, deixe o telefone lhe dar um lembrete ou simplesmente diga isso com frequência, ele o ajudará a se reprogramar para a paz.
As ideias incluem: “O universo está comigo.” “Tudo está bem quando eu descanso nos braços do Divino.” “Meus anjos estão comigo.” “Deus ainda é Deus.”
Faça algo que o acalme.
Um lembrete pacífico ajuda você a lembrar que a paz está sempre lá — esperando por você e que vem de ninguém menos que a Fonte que o ama e adora.
Estamos vivendo em tempos selvagens, mas também em tempos emocionantes. Os contrastes que estimulam a criação são enormes. A chance de realmente praticarmos (e vermos os resultados) de viver de dentro está em toda parte.
É o momento do trabalhador da luz brilhar — literalmente, de brilhar a luz do amor. É hora de viver na verdade da alma — lembrando sempre que nos braços da Fonte Amorosa, estamos seguros, protegidos e guiados, e podemos ter a paz que ultrapassa o entendimento sempre que a trouxermos de dentro.
Tenham uma semana abençoada,
Amor,
~ Ann
Canal: Ann Albers
Fonte: https://www.visionsofheaven.com/
Formatação e tradução – DE CORAÇÃO A CORAÇÃO