Permita-me chamar sua atenção para uma coisa aparentemente surpreendente. Se eu lhe dissesse que agora, quando você está lendo essas falas, você está de fato dormindo, você certamente acreditaria que eu enlouqueci.
Você está ciente do seu ambiente. Você pode ver os móveis do seu quarto, ouve o canto dos pássaros da floresta próxima. Você também está ciente de seus pensamentos e emoções. Como alguém pode afirmar que você está dormindo neste exato momento?
Naturalmente, você – assim como todo mundo – dorme à noite. Sim, às vezes você vê sonhos enquanto dorme, mas agora é dia, você está acordado. Então, como você pode ver os sonhos?
Você imagina um mundo inteiro ao seu redor.
Eu acredito que você não apenas dorme à noite, mas também durante o dia. Eu acredito que você está acordado. Acredito que você esteja alerta. O que vejo é que em seu estado atual de consciência você está dormindo e atualmente você está sonhando, e o que você vê e ouve fazem parte do seu sonho.
Seu sono noturno só é diferente do seu sono diurno porque à noite seus sonhos são menos ativos. Durante o dia você imagina um mundo inteiro ao seu redor e desempenha um papel ativo nesse sonho. Sua história pessoal ocorre neste mundo e a identificação com este mundo molda sua identidade pessoal.
No momento, você sonha que, como parte de sua história pessoal, está lendo estas linhas enquanto se identifica com o papel do buscador espiritual e fica indignado com o que realmente está lendo.
Pode surgir a pergunta: ‘Por que afirmo que você está dormindo e sonhando agora?’. Bem, pelo estado de consciência, que eu chamo de estado de prontidão, posso ver que você está dormindo, você acredita ser um eu separado, você é um prisioneiro das obras de sua mente.
Você não está presente
Qual é a evidência para eu dizer que você agora está dormindo e, como cidadão de uma terra dos sonhos, está sonhando que está acordado?
É porque você não está presente. Estar presente significa que você está totalmente alerta, atento e consciente no momento presente. Faça o que fizer, faça-o de forma totalmente consciente, concentre toda a sua atenção naquela atividade específica.
Você se sente à vontade para declarar que está presente em todos os momentos da sua vida?
O que significa estar acordado? Já aconteceu com todos nós que fomos enfeitiçados por um momento, em algum momento da nossa vida. Uma bela paisagem, um pôr do sol, uma bela obra de arte, o ritmo da música nos encantou. Pode até acontecer que estejamos simplesmente perdidos no silêncio de um momento de paz. A identificação com as formas e contornos afrouxa um pouco por um instante breve e, nesse instante, podemos experimentar um estado de consciência totalmente diferente.
Você vive em um mundo separado
A profundidade do seu sono pode depender de quão realistas você considera seus sonhos, do quanto você se identifica com sua identidade incorporada em sua história pessoal. Quanto menos alerta você estiver e quanto mais fundo você mergulhar em seus sonhos, mais isolado, solitário e individualista você se tornará.
Cada pessoa que dorme – incluindo você – tem um mundo separado, apenas aqueles que existem no estado de Prontidão Consciente (o verdadeiro Sonho Lúcido) têm uma realidade comum e compartilhada. Todos esses mundos diferentes e separados são criados pela mente, o que gera o estado de separação: o Ego, que aparece como o foco da nossa identificação com os nossos pensamentos e emoções. Assim, todos têm uma identidade separada, uma história pessoal, uma visão de mundo individual e métodos de ação.
Às vezes o sofrimento te desperta do sono, mas depois você se apressa em voltar a ele, e iniciar um novo sonho, um novo objetivo de vida, novos ideais, paixão, ambição que confirma a sua ligação com a sua identidade, enraizada na sua história pessoal.
As razões do seu sono
A razão de você dormir é que você não está alerta, apenas acordado. Apenas uma dimensão de Prontidão está presente em você. Embora você seja capaz de concentrar sua atenção nas emoções internas e no ambiente, em seu atual estado de consciência você ainda está fortemente identificado com sua mente e suas funções.
Você está, portanto, à deriva no oceano tempestuoso de seus pensamentos e emoções dia após dia, e falta-lhe o espaço necessário para o surgimento de uma Testemunha contemplativa. Você ainda se identifica com seus pensamentos e emoções. Eles geram os sonhos da mente, nos quais você vive como um eu separado e tenta encontrar maneiras de navegar com segurança em sua vida no mar tempestuoso.
Ansiando por Liberdade
Neste estado separado de Consciência, a falta de Prontidão pode aparecer como um desejo de liberdade. Esse desejo emerge do seu eu real, à medida que sua mente se lembra de suas origens. Esta memória atávica do passado antigo é a atração silenciosa que acabará por levá-lo de volta ao silêncio.
Esse desejo profundo só cessará se você ficar alerta novamente, ou seja, você não estará acordado, mas também alerta. Então a Consciência desperta para a sua própria existência na forma humana que você atualmente chama de ‘si mesmo’.
Somente desistir da luta com os pensamentos e emoções e reconhecer a futilidade de insistir neles lhe trará a verdadeira liberdade, a liberdade da independência das funções da mente.
A vigilância, a Consciência desperta, o mundo do silêncio interno, estão todos além das funções da mente. Se você desejar ir além da identificação com seus pensamentos e emoções, se você reconhecer as funções da mente, e a intensidade de sua identificação com elas diminuir, você poderá ficar alerta novamente, no espaço puro e tranquilo da Consciência.
Desta forma, a terceira dimensão da Prontidão, ou seja, a Consciência contemplativa, surge em sua vida. Este é o estado original da nossa existência, a Consciência pura, o estado da Presença testemunhante.
Canal: Frank M. Wanderer
Fonte primária: https://powerofconsciousness.blogspot.com/2018/11/lucid-dreaming-as-gateway-to-spiritual.html
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2024/05/07/lucid-dreaming-as-a-gate-to-spiritual-awakening/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Iara L. Ferraz