Se você passou anos tentando fazer mudanças que não duraram, verteu copiosas lágrimas, ao tentar salvar relacionamentos que fracassaram, e se utilizou de toda a sua paciência ao tentar sentir algo mais do que um retorno incessante ao vazio desesperado, perceba, em primeiro lugar, que você não tem falhas. Você nunca teve falhas. Você nunca foi defeituoso. Em vez disso, você que não se compreendeu bem.
Você fracassou em se consertar porque não precisa ser consertado. Você vem procurando por respostas, mas você é a resposta. Você vem procurando o caminho, mas você é o caminho. Você vem trabalhando na máscara perfeita, mas já tem um rosto muito bonito. Você vem tentando se tornar algo, mas você já é algo. Nenhuma árvore tenta se tornar uma determinada espécie de árvore. Nenhuma flor tenta se tornar uma determinada espécie de flor. A árvore e a flor abrem-se ao sol e absorvem a água. Assim, crescem em si mesmas. Sem julgamento. Sem expectativas. Sem comentários.
Sua tarefa é a mesma. Se você parar de se esforçar tanto para se tornar quem pensa que deveria ser e, em vez disso, se comprometer a compreender-se e nutrir-se, florescerá em qualquer tipo de pessoa que seja. Assumir a responsabilidade por si mesmo é uma questão de cuidar-se, não de consertar-se. Uma vez que aprenda a se alimentar, você compreenderá melhor sua fome.
Veronika Tugaleva
Tradução: Ivete Brito – adavai@me.com