O luto exige nossa atenção. Ele nos consome de uma forma que nenhum outro sentimento faz. A única emoção com a que posso comparar sua intensidade é, suponho, amor. Na sua opinião, sofrer significa que amamos profundamente.
Embora nada possa apagar a dor atual que você sente se estiver de luto, a meditação pode ser usada como uma ferramenta para acalmar seu coração.. Isso encoraja você a sentar-se com o que você está sentindo de uma forma não intrusiva. Não requer explicações, não faz exigências, e não pede para confortar os outros. Seu único requisito é cuidar de si mesmo. Melhor ainda, é uma prática que pretende encontrá-lo inteiramente onde você está.
Se você está de luto pela perda de um pai, um amigo ou um capítulo em sua vida, aqui estão sete técnicas de meditação para lhe trazer conforto durante este tempo.
1. Esteja perto do chão
Enquanto a meditação tradicional é feita sentada, certifique-se de que você está o mais confortável possível – o que quer que pareça para você. Eu me enrolei no chão para as primeiras meditações que fiz enquanto processava a perda de um ente querido. A posição fetal (deitada de lado, joelhos puxados para perto do peito) pode fornecer-lhe uma sensação de proteção. Ele age como um mecanismo auto-reconfortante para o seu sistema nervoso e ajuda você lentamente a começar a voltar para a linha de base. Fases de luto tendem a nos deixar exaustos e mentalmente drenados, então saiba que não há problema em dormir durante sua prática. Você provavelmente precisava do resto. Vá devagar consigo mesmo.
2. Visualize o embrulho de armas ao seu redor
Esta é uma técnica bonita que eu gosto de usar para me sentir realizada em tempos difíceis. Imagine-se sendo abraçado, protegido e apoiado. Imagine-se derretendo nesses braços invisíveis. Larguem suas defesas e amoleçam completamente o que você sente. Este ato de rendição vai ajudá-lo a relaxar e tirar um pouco do peso de seus ombros.
3. Use o Mantra: “Eu Te Amo”
Só porque a pessoa ou situação se foi não significa que o que você sente deve sair. Envie infinitas quantidades de energia amorosa para o falecido ou para qualquer coisa ou para quem você perdeu. Envie bondade amorosa. Mande gratidão. Permita que esse amor seja recebido pelo Universo e depois recue em sua direção. Isso também pode tirar a pressão da necessidade de processar ou curar antes de estar pronto. Repita o mantra “eu te amo”, e que seja simples assim.
4. Fale com sua dor
Fale com o luto quase como faria com um amigo. Por exemplo, dizer a frase: “Ei, luto, como posso apoiá-lo?” pode parecer estranho ou até mesmo desconfortável, mas nos leva ao hábito de nos registrarmos com a gente mesmo e ver onde podemos aparecer, onde podemos amolecer, e de que maneira precisamos de orientação. Você usa este método de criar diálogo com suas emoções, seja em sua cabeça ou em voz alta. Falar abertamente com sua dor reconhece o fato de que ele está lá e até abraça a função que serve. Esta é uma maneira muito mais eficaz de interagir com o luto do que ignorá-lo ou afastá-lo.
5. Cultive a presença consigo mesmo
Apenas sentado e respirando, você está fazendo toda a coisa de “estar presente” perfeitamente. Não há necessidade de pensar demais neste passo. Se você apareceu, você está meditando corretamente. Se estar presente é difícil devido à dor que você está passando, pense nisso como fazer uma pausa. Basta começar a seguir o fluxo de sua respiração. Preste atenção em cada inalação e cada exalar. Se sua mente está perdida em pensamento ou tristeza, tente usar o mantra “Estou aqui”. Repita esta frase de novo e de novo até que você se sinta resolvido.
6. Permita que emoções entrem e saiam
Tudo bem se sua prática de meditação consiste em sentar com lágrimas silenciosas escorrendo pelo seu rosto. Você pode chorar, rir ou gritar. Não há certo ou errado. Dê a si mesmo permissão para sentir tudo, e através dele, saiba que as emoções acabarão por passar. Eles nunca são permanentes. No meio do luto, o fato de que você está sentindo é uma coisa boa. Significa que você não se dissociou totalmente com sua realidade atual. Use sua respiração para navegar suavemente nas ondas de emoções, respirando um pouco mais profundamente quando as coisas ficam desconfortáveis.
7. Não há cronograma
Eu não sou de fingir que as dificuldades desaparecerão magicamente; provavelmente sempre vai doer. Isso não é para desencorajá-lo ou dizer que você nunca vai sentir alegria. É claro que você vai! Sua vida será linda e cheia de coisas boas. A dor é o que significa ser humano, e é um sinal de que você amou. O melhor que puder, fique bem com a falta de terra da situação. Use sua meditação para praticar estar bem em não estar bem. Para obter mais orientação sobre isso, recomendo muito ler o livro de Pema Chödrön When Things Fall Apart( Quando as Coisas Se Desfazem), que ensina sobre o conceito de que as coisas não são boas nem ruins. Eles simplesmente são.
Uma meditação guiada para o luto
Falar com a perda (e meditar com ela) é falar com tudo o que você sente muito. Deixe que o conhecimento que você amou te encha de conforto durante esta transição. Espero que essas técnicas facilitem um pouco as coisas.
Junte-se a mim nesta meditação guiada de 10 minutos para o luto.
Isenção de responsabilidade: Meditação é uma prática complementar, não um substituto para o tratamento profissional ou médico. Por favor, procure apoio adicional caso precise.
Fonte/Canal: Jewelia Orlick
Fonte primária: https://www.
Fonte secundária: https://
Tradução: Sementes das Estrelas / Cassiano Rossi