A famosa Lentilha nos finais de ano!
Planeta regente: Mercúrio
Elemento: Terra
Deidades: Hermes e Apollo
Gênero: Feminino
Seu nome vem do Latim LENTÍCULA, que significa lente.
Com origem na Ásia Central a lentilha vem sendo consumida desde os tempos pré-históricos, por ter sido um dos primeiros alimentos a serem cultivados, é também uma poderosa planta que auxilia na recuperação de águas poluídas, possuindo uma grande capacidade de conversão do CO² em oxigênio.
Suas sementes foram encontradas em diversos sítios arqueológicos no Médio Oriente e que datam de 8.000 anos, tendo sido citadas nos textos bíblicos, como item que foi trocado por Jacob com Esaú a sua primogênita, como parte de um pão que foi feito durante o cativeiro babilônico do povo judeu.
No século 1 D.C foi introduzida no Brasil, sendo que em muitos países católicos, a lentilha veio sendo usada como alimento básico durante a quaresma.
Possui um alto valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, fibras alimentares e quase isentas de gordura. Rica em vitaminas, especialmente complexo B.
Combate a anemia, contribuindo para o aumento da produção de hemácias no sangue. Reduz o aumento do colesterol e seus altos níveis de folato de magnésio favorecem uma boa forma de proteger o coração dos riscos de doenças cardíacas.
Suas funções mágicas e energéticas, contribuem para a prosperidade e abertura de caminhos, portando utilizada como alimento tradicional na “virada de ano”.
Gostou, deixa sua curtida e compartilha o conteúdo fitoterápico!
Matias Fernandes: https://www.instagram.com/matiasfernandesholos/