Muitos caminhos para a iluminação
Há muitos caminhos para a iluminação e não há uma maneira específica certa ou errada de chegar lá. Essencialmente, trata-se de ir para dentro de si, trabalhar em seus pensamentos e estruturas de crenças e entrar em contato com sua mente subconsciente. Chega um momento em que as mentes consciente e subconsciente se fundem; antes, o subconsciente estava oculto, mas ainda influenciava seus pensamentos e sua vida cotidiana.
Para mim, isso define o que significa iluminação: ter maior consciência. Uma forma de acessar o subconsciente é por meio da meditação e de afirmações diárias. As afirmações são feitas no agora, como se já tivessem acontecido. Use palavras como “Eu sou” e “Eu sou agora”, em vez de “Eu serei” ou “Tento ser”. Essencialmente, as afirmações podem ser usadas em qualquer área de sua vida que você sinta que precisa melhorar. Pense em sua mente subconsciente como algo que funciona em segundo plano, no “piloto automático”. É somente quando começamos a nos interiorizar que o desconhecido começa a se tornar conhecido.
A meditação
A meditação consiste essencialmente em concentrar sua mente e intenção em algo que você deseja. Não há atalhos para a iluminação e são necessários muitos anos de prática e diligência. Trata-se de tornar-se um mestre sobre seu corpo, mente e espírito e sentir-se fortalecido com esse conhecimento.
O ego fica muito feliz em nos fazer de vítimas durante a vida, pois não sabe o que é melhor. De certa forma, nossa alma tem de ensinar nosso ego e é nesse ponto que muitas pessoas sentem resistência. Tornar-se iluminado não significa ignorar nosso ego, esperando que ele desapareça. Trata-se de reconhecer nossas emoções inferiores, equilibrando-as e mantendo-as sob controle. A única maneira de fazer isso é por meio da intenção. Todos nós já passamos por situações em que deixamos que outras pessoas influenciassem nossas emoções e reações. Mas, com o tempo, percebemos que também podemos escolher como reagir às situações.
Existem apenas duas emoções no universo
Existem apenas duas emoções no universo: amor e medo. Como seres humanos com livre-arbítrio, temos a opção de reagir por amor ou por medo. Com a prática, passamos a controlar melhor nossos pensamentos e ficamos menos propensos a reagir às situações de nossa vida. Não há problema em sentir medo, como todos nós sentimos em determinados momentos de nossa vida. O truque, entretanto, é não alimentar o medo com pensamentos negativos e raiva.
Ser iluminado significa ter mais consciência de si mesmo e da vida ao seu redor. Você simplesmente não acorda um dia iluminado. É uma escolha consciente e um processo gradual de processamento e liberação de estados emocionais inferiores. De certa forma, é um trabalho, porque você precisa remover camadas de dor e mágoa para ser recompensado com uma consciência mais elevada. Essa dor pode ser muito antiga, carregada de vidas anteriores ou da primeira infância. De certa forma, ela permanece presa no tempo até que estejamos prontos para lidar com ela novamente. Com a liberação de feridas antigas, podemos ser recompensados com novas habilidades de cura e habilidades psíquicas do espírito.
Canal/Autor: Brad Austen
Fonte primária: https://www.the-guided-meditation-site.com/many-paths-to-enlightenment1.html
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2024/12/24/many-paths-to-enlightenment-3/
Tradução: Sementes das Estrelas/ Paula Divino