A psicoterapeuta e apresentadora de podcast Nikki Walton compartilha maneiras de superar “climas internos” tempestuosos por meio do poder do Amor.
Acordei com o pé esquerdo ontem e aquela experiência me pareceu diferente do que costumava ser para mim. Estou muito sensível atualmente, mais consciente das energias em movimento que chamamos de emoções, então percebi os sentimentos de estranheza, agitação, irritabilidade e fadiga. Tive vontade de ficar na cama. Nada em particular estava acontecendo. Sem novas responsabilidades, sem novos problemas – apenas aquele “clima interno”. Ontem também foi um dia chuvoso, e é isso que me inspirou a compartilhar este conselho.
O que é clima interno?
Quando entrevistei Tracee Ellis Ross e Rhonda Ross para meu podcast New Growth na rede de podcasts Be Here Now Network, falamos sobre esses estados de espíritos que parecem não ter uma causa, com Tracee se referindo a eles como clima interno.
Às vezes dá para apontar a causa de um humor tempestuoso, às vezes não, mas de qualquer forma, esse clima acontece dentro de nós da mesma maneira que acontece fora de nós. Alguns dias são claros e ensolarados, outros dias são cinzentos e nublados. Alguns dias acordamos nos sentindo ensolarados e claros, outros dias podemos acordar sonolentos, tontos, sobrecarregados, ansiosos ou com medo, e não conseguimos fazer nada a respeito.
(Perceba: não é nem um medo seu que você está sentindo! E não é a sua ansiedade. Você se sintonizou com o medo humano, captando pensamentos e sentimentos de sobrevivência antigos, e os aceitou como seus. Você pode entrar em sintonia com o amor divino facilmente. Pode entrar em sintonia com o silêncio ou com a quietude facilmente, ou até mesmo com o som do nome de Deus).
Como lidar com o clima interno
Um dos perigos que enfrentamos no chamado campo da “autoajuda” é o enigma de tentar fazer com que o corpo-mente se sinta melhor e com que nossa personalidade se sinta melhor. Pensar: “Eu tenho que sair desse humor, dessa tristeza” acaba gerando mais tensão. Nosso trabalho é enxergar além da tempestade e saber que esta não poderia ser de outra forma. Isso tem muita força. Quando acordei ontem, por alguns segundos me veio o pensamento: “Ugh, não quero me sentir assim. Conheço esse sentimento e não quero me sentir assim”.
Mas levantei-me intencionalmente e fiz minhas práticas espirituais, embora não estivesse me sentindo feliz. E cumpri com minhas responsabilidades: gravei para meu podcast, escrevi em meu diário e fui trabalhar, escrevendo e atendendo ligações no Zoom o dia todo. Por volta das cinco ou seis horas, aquela energia tempestuosa ainda estava presente dentro de mim. Estava bem consciente de que aquele não foi um dia ensolarado, mas também reconheci que a tempestade dentro de mim não poderia ser de outra forma.
Enquanto eu, Nikki, estava tempestuosa, enquanto Nikki vivenciava um dia chuvoso, as nuvens estavam lá, mas o Amor também estava, e continuava brilhando. Eu estava sentindo e sendo Amor enquanto a tempestade passava pela Nikki – não tentei fazer com que Nikki deixasse de se sentir triste, deprimida ou cansada, apenas reconheci que o Amor também estava lá. Enxergar além da tempestade, ver além das nuvens o Amor. É isso, foi tudo que fiz. E às oito horas daquela noite, recebi algumas das melhores notícias do mês. E não acho que foi coincidência; nada é. Continuei praticando. Persisti.
Uma prática para observar seu clima interno
Isso é importante, porque se você estivesse na época dos primeiros ensinamentos da Lei da Atração como eu, pensaria que se sentir mal significa estar atraindo coisas ruins. Se estiver se sentindo negativo, espere por negatividade. Tempestades internas provocam tempestades externas. Embora essa linha de pensamento não seja destrutiva da maneira como você foi ensinado (já que pensamento não tem poder), ela pode distrair. O “mau” humor vem e vai. O “bom” humor vem e vai. Mas o que os vê indo e vindo? Quem está atento às mudanças no clima, na pressão, na luz do sol ou na aparente falta dela? Você.
(Spoiler: mesmo que pareça ser noite, o sol ainda está brilhando; mesmo quando está nublado, o sol ainda está lá. A maneira como seu corpo se sente e os humores que vem e vão não têm efeito sobre o que você é ou no que você aparenta manifestar em um futuro-agora).
Então, a prática é ver qualquer estado de espírito, mesmo que seja causado apenas por um pequeno aborrecimento, como um clima interno. Você o verá vir, você o verá ir. E enquanto estiver presente, não poderia ser de outra forma. Sua única função em tal momento é impedir-se de fazer com que a pessoa que você pensa que é se sinta melhor; apenas sinta Amor. Você pode até se perguntar: o Amor também está aqui? A tempestade está aqui; a dor, aborrecimento ou preocupação estão aqui; mas também consigo sentir Amor? Sinta Amor enquanto a tempestade acontece. É isso.
Se um pensamento sobre o passado aparecer, lembre-se de que não poderia ter acontecido de outra maneira. Se um pensamento sobre algo que você disse (ou gostaria de ter dito, mas não disse) aparecer, lembre-se: não poderia ter acontecido de outra maneira. O que foi dito era exatamente a única coisa que poderia ter sido dita naquele momento.
Lembre-se destas palavras; lembre-se do que estou dizendo. E da próxima vez que se sentir chateado, o que vai acontecer hoje, lembre-se que este momento não poderia ser de outra forma. A tempestade está aqui. Não preciso fazer nada a respeito, mas preciso estar desperto o suficiente para ser quem realmente sou enquanto a tempestade acontece.
Exemplos do impacto da observação do clima interno
Estive em um voo recentemente e o anúncio da descida inicial acabara de ser feito. Costumo ser uma garota do corredor, mas estava sentada na janela, olhando para uma espessa camada de nuvens abaixo do avião. Era um voo para Nova York e eu tentava espiar pelas nuvens para ver exatamente em que parte da cidade estávamos, na esperança de reconhecer alguns dos edifícios, esperando ver alguma coisa lá embaixo. Mas tinha muita nuvem. Fiquei super atenta, só esperando, observando, piscando só quando necessário, quase prendendo a respiração, esperando poder espiar por entre as nuvens para ver o que tinha lá.
Isso me fez sorrir porque percebi que minha prática espiritual é exatamente assim: ver além das minhas nuvens internas, esperar para tomar consciência da base: o Amor que realmente sou. Então, espiei pelas nuvens que obstruíam a cidade e o horizonte e, finalmente, apareceu uma abertura e pude ver: estávamos sobrevoando a Estátua da Liberdade. E eu disse e senti: “Ahh, liberdade. Liberdade”.
Outro exemplo de aeroporto: estava prestes a perder um voo internacional de volta para casa e lembro-me de ter parado, fechado os olhos por um segundo e apenas ver além daquela frustação e ansiedade até poder sentir novamente o Amor que eu sou. E, claro, embarquei no voo e cheguei no meu destino tranquilamente.
Como superar um clima interno tempestuoso
Pare em qualquer momento que seja estressante. Para mim, o ato de superar um clima interno tempestuoso é como ouvir. Eu ouço o sentimento de Amor, o caos, o estresse. E é isso. Ou às vezes sinto um aperto no estômago, aquela sensação que temos quando estamos em uma montanha-russa – é o mesmo tipo de sensação que tenho quando estou ansiosa. E consigo tomar consciência do clima tempestuoso dentro de mim como se fosse uma bola de energia, ao mesmo tempo que sinto o espaço próximo a ela. O conforto está ao lado do desconforto. A felicidade está bem ao lado, impregnada inclusive, na dor.
Olhe de novo. Sinta novamente. O Amor também está aí? E no silêncio, você sente que sim. Você sente o desconforto no peito ou no estômago e percebe do espaço ao redor dele. Você encontra este espaço livre, aberto, arejado e cheio de Amor. O Amor não está sendo abafado pela densidade do seu clima interno. A densidade do clima interno também está acontecendo no Amor e como Amor, mas é mais difícil de saber e ver isso. Então, sinta o espaço bem ao lado dela e aí está o Amor. E então, essa densidade se dissolve. Volta a ser Amor. Isso também funciona para dores físicas – você sente a dor e depois sente o que está bem ao lado dela. Não poderia ser de outra forma.
Você não poderia estar em outro lugar. Mas, ainda assim, te agradeço por estar aqui. Eu te amo!
Saiba que onde você está agora é onde você deve estar. Você não poderia estar em outro lugar fazendo outra coisa. Seu propósito é acordar para o Amor em meio a quaisquer que sejam as circunstâncias atuais em sua vida. Não importa o tamanho do desafio, como diz o Dr. Bruce Davis, “O Amor encontrado em meio a grandes dificuldades é o Amor encontrado para sempre”. E eu sou a prova viva disso!
Você foi feito para isso. Deus te escolheu. Assuma. Saiba disso, sinta isso, sorria e seja Amor.
Autor/Canal: Nikki Walton
Fonte: https://www.spiritualityhealth.com/dissipating-stormy-moods-with-love
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa