Chegando ao mês de outubro, não dá para deixar de notar o final do ano no horizonte. O tempo tende a acelerar e, com os céus cósmicos ocupados durante este mês, é provável que sintamos um forte impulso nos empurrando.
No início do mês, estaremos profundamente entrincheirados na Temporada de Eclipses. Poderemos nos sentir presos entre um estado e outro, ou que estamos avançando para algo que ainda não conseguimos alcançar.
Com a chegada do Eclipse Solar no início do mês (dia 2), recebemos novas energias. Um novo caminho pode se abrir para nós, ou podemos sentir os resultados do trabalho árduo que fizemos nos últimos seis meses finalmente se concretizando.
Este Eclipse Solar está conectado aos eclipses que tivemos em março e abril deste ano, então qualquer intenção ou semente que tenha sido plantada naquele período pode finalmente brotar agora em outubro.
Quando chegarmos à Lua Cheia em Áries do dia 17, as ondas planetárias estarão intensificadas, trazendo uma série de atividades cósmicas intensas! Será importante retornar à energia de Sol em Libra e dar o nosso melhor para chegar ao equilíbrio. Não dá para fazer tudo, não dá para estar em todos os lugares, não dá para ser tudo para todos, então teremos que escolher o que realmente vale o nosso tempo.
Quando o final do mês chegar, poderemos estar nos sentindo meio inspirados, meio nervosos e meio cansados! Dar ouvidos ao corpo e priorizar o descanso ao máximo vai ajudar!
Vamos dar uma olhada nas principais datas astrológicas de outubro:
Astrologia de outubro de 2024
1º de outubro – Sol e Mercúrio em conjunção
Sol e Mercúrio se unem, trazendo união e clareza! Será um dia poderoso no ciclo mercuriano. Se você teve algum desentendimento durante a última retrogradação de Mercúrio, este alinhamento pode ajudar a resolver e suavizar as coisas. Talvez você perceba que os problemas do mês passado começarão a fazer mais sentido. Sua mente também poderá estar mais aguçada neste dia!
2 de outubro – Eclipse Solar em Libra
Um potente Eclipse Solar anular, ou “anel de fogo”, vai escurecer o céu diurno, nos lembrando da magia do cosmos! Este eclipse representa novos começos e traz promessas de mudanças, podendo ativar novos caminhos em nossas vidas e nos preparar para uma nova jornada. É possível sentir um eclipse como este um mês antes e um mês depois da chegada dele, então é provável que já tenhamos algumas pistas de qual novo começo está no horizonte para nós. Esse eclipse está conectado ao Eclipse Solar em Áries que tivemos em abril. Qualquer intenção que você definiu naquele período provavelmente vai se concretizar agora.
9 de outubro – Júpiter retrógrado
Júpiter, planeta da abundância e da expansão, fica retrógrado no signo de Gêmeos. O planeta ingressou em Gêmeos em maio e esta é a primeira retrogradação que vivenciamos. Júpiter vai retroceder dos 21 graus de Gêmeos para 11 graus do mesmo signo. Durante esta retrogradação, os temas em voga no período que vai do final de maio a setembro de 2024 poderão voltar à tona. Você pode saber mais sobre a jornada de Júpiter em Gêmeos e o que esperar dela aqui.
11 de outubro – Plutão direto
Plutão, planeta da morte e do renascimento, emerge do submundo em Capricórnio. É a última vez que Plutão estará em Capricórnio em nossas vidas! Quando o planeta terminar sua passagem final por Capricórnio, poderemos, de alguma maneira, ser transportados de volta a 2008. Talvez encontremos temas daquela época chegando oficialmente ao fim, ou finalmente nos sintamos em paz com o que quer que tenha acontecido. Todos nós certamente mudamos muito desde então, e a posição direta de Plutão será um bom momento para celebrar a jornada que percorremos. O planeta vai ingressar novamente em Aquário no dia 20 de novembro, onde ficará até 2043.
12 de outubro – Sol e Marte em quadratura
Embora o pico seja atingido neste dia, isso é algo que sentimos se acumulando por todo o mês. Sol em Libra fará quadratura com Marte em Câncer, trazendo um aumento de tensão. Se estivermos nos sentindo sobrecarregados ou esgotados, podemos finalmente chegar ao limite hoje. Emoções acaloradas também poderão surgir, fazendo com que ataquemos ou fiquemos irritados com as pessoas ao nosso redor. Canalize essa energia em ser proativo, agir e fazer exercícios. As tensões irão diminuir depois de hoje.
13 a 15 de outubro – Dias astrológicos movimentados!
Pouco antes da Lua Cheia chegar ao pico, teremos uma série de atividades planetárias, fazendo com que estes dias pareçam intensos! Poderemos nos sentir ocupados ou um pouco dispersos. Sempre que temos energias movimentadas como estas, é o Universo nos preparando para alguma coisa, ajudando a impulsionar as coisas para que possamos chegar exatamente onde precisamos estar. Talvez estejamos sendo convidados a nos organizar e nos preparar para a próxima Lua Cheia em Áries. Caso esteja interessado na astrologia exata destes dias, teremos:
• Sol e Júpiter em trígono (as coisas fluem, ajudando as nos colocar exatamente onde precisamos estar)
• Mercúrio e Plutão em quadratura (comunicação aprofundada e processos de pensamento serão possíveis agora)
• Vênus e Urano em oposição (sentir-se disperso quando se trata dos relacionamentos)
• Vênus e Netuno em trígono (sentir-se inseguro quando se trata dos relacionamentos)
17 de outubro – Lua Cheia em Áries
A Lua Cheia em Áries será uma Super Lua, o que significa que será agradável e estará próxima do planeta Terra; vamos sentir bastante os efeitos dela. Será uma Lua Cheia baseada fortemente na ação. É provável que nos sintamos inspirados a assumir o comando e avançar em uma direção que nos pareça boa. Pode ser que precisaremos colocar nossa máscara de guerreiro para avançar de alguma maneira. Embora as emoções possam estar à flor da pele, seremos encorajados a nos tornar os líderes da situação. Esta Lua Cheia também está intimamente ligada ao Eclipse da Lua Nova em Áries que tivemos em abril. Poderemos ver alguns temas ou padrões semelhantes entre esses dois eventos. As intenções que estabelecemos em tal eclipse também poderão finalmente adentrar nossa realidade.
17 de outubro: Vênus em Sagitário
Vênus vai do profundo e introspectivo Escorpião para um território mais leve, em Sagitário. Isso traz uma energia renovada, que pode possibilitar que nos sintamos brincalhões, aventureiros e criativos! Será um ótimo período para estar entre amigos e relembrar a importância das amizades. Faça questão de entrar em contato com um velho amigo e diga-lhe o quanto ele significa para você.
22 de outubro – Sol em Escorpião
O Sol sai de Libra, signo do elemento ar, e ingressa no sensível Escorpião, signo do elemento água. É sob Sol em Escorpião que conseguimos reconhecer os ciclos da vida. Sempre há luz na escuridão, e nós fluímos no vai e vem entre ambos. Um não existe sem o outro. A Temporada de Escorpião será um momento de mudança, na qual começamos a nos interiorizar e refletir por que somos do jeito que somos e quais ações nos levaram a este ponto de nossas jornadas. Será um período bem introspectivo, em que poderemos sentir a necessidade de recolhimento e interiorização.
22 de outubro – Sol e Plutão em quadratura
Bem a tempo do início da temporada escorpiana, temos o Sol em quadratura com Plutão, o regente de Escorpião. Plutão é o planeta da morte e do renascimento e nos lembra da transitoriedade da vida. Tudo está evoluindo e mudando de um estado pra outro. Isso pode ser visto em nossos corpos físicos e em toda a natureza ao nosso redor. Sol e Plutão em quadratura podem trazer uma consciência mais aprofundada e fazer com que investiguemos camadas das quais não havíamos nos aventurado antes. Será um período potencialmente intenso, no qual poderemos chegar a avanços e despertares profundos.
28 de outubro – Vênus e Saturno em quadratura
Vênus em Sagitário fará quadratura com Saturno em Peixes. Será um dia de decisão. Se temos demorado para tomar uma decisão, principalmente nos relacionamentos, este alinhamento planetário vai nos encorajar a agir. Chegou a hora de decidir.
30 de outubro – Mercúrio e Urano em oposição
Urano estará na oitava superior de Mercúrio, então receberemos uma dose dupla de energias mercurianas fortes neste dia e no dia seguinte. Ao encerrar outubro, nossas mentes poderão estar aceleradas. Mercúrio e Urano podem alimentar nossas ondas cerebrais e trazer ideias inspiradoras. Poderemos sentir a esperança de tentar algo novo ou experimentar uma nova maneira de pensar. Ou então poderemos apenas sentir que fomos levados ao limite mentalmente! Se este for o caso, está na hora de limpar a desordem mental e dar-se algum espaço para respirar.
Autor: Tanaaz
Fonte: https://foreverconscious.com
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa