Duas práticas para permanecer centrado

Duas práticas para permanecer centrado

Compartilhe esse artigo

A vida pode ser caótica, e podemos ser tirados do nosso centro por desafios difíceis. Isso não é um problema! A dificuldade vem quando não conseguimos voltar ao nosso centro.

Então, hoje, gostaria de compartilhar duas práticas específicas que descobri serem realmente úteis, para me trazer de volta ao meu centro quando sou tirado dos desafios da vida… e em alguns casos, permanecer centrado em vez de ser jogado em uma espiral:

  1. Concentre-se no que está sob seu controle.

Na maioria das vezes, somos tirados do nosso centro porque queremos que as coisas sejam diferentes — queremos que outras pessoas ajam diferente, queremos circunstâncias diferentes. Mas, na maioria das vezes, isso não está sob nosso controle. Não podemos controlar como as pessoas se comportam ou reagem, não podemos controlar o mundo. Então pode ser muito relaxante descobrir o que está sob seu controle e apenas se concentrar nisso. Qual é a menor coisa em que você pode se concentrar que está sob seu controle?

  1. Ame mais.

Quando as coisas não estão indo do nosso jeito ficamos chateados, frustrados ou desanimados porque estamos apegados a um certo resultado. Há um desejo de que o resultado seja o que queremos. Mas e se, em vez disso, pudéssemos desejar muitos resultados? E ficar bem com o desapontamento ou frustração por não obter um resultado específico. A prática é amar mais resultados. Por exemplo, se estou indo correr, talvez eu queira correr muito rápido e me sentir muito bem e ter um clima agradável. Mas e se eu pudesse amar a chuva, meu desconforto e como eu corro, mesmo que não seja o que eu esperava? Amar mais coisas, amar as coisas que rejeitamos, amar uma gama mais ampla de experiências e o apego a um resultado específico se afrouxa.

Essas são práticas profundas que exigem… prática! Experimente hoje e veja o que você pode descobrir.

Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2024/08/11/two-practices-to-stay-centered/
Tradução: Sementes das Estrelas/ Iara L. Ferraz

Compartilhe esse artigo

About Author