Cada novo dia é um tremendo presente. E ainda assim muitas vezes considerar estes dias como certo, precipitando-se em tudo o que precisamos responder, distraindo-nos, esquecendo-nos de nos maravilharmos.
Não seria ótimo criar um ritual matinal para saudar o seu dia?
O objetivo do ritual é praticar a apreciação plena do presente que recebemos e preparar o resto do dia para a admiração.
O que isso criaria para a sua vida, se você tivesse um ritual como esse?
Minha sugestão é criar seu próprio ritual, não copiar o meu, porque o ritual é melhor tratado como um ato criativo. Pergunte a si mesmo: o que seria incrível para a sua manhã?
Algumas ideias e sugestões:
• Deixe o ritual ser sagrado. Deixe-o ter uma sensação de elevação, transcendência, espiritualidade. Se essas não são a sua regra, experimente-as – é possível que seja exatamente isso que seu dia precisa.
• Comece aos pouco, mas vá devagar. Você não precisa de um ritual de uma hora – talvez apenas algo que leve alguns minutos, no início. Mantenha simples. Mas ao fazer isso, permita-se fazê-lo lentamente.
• Pratique como você quer estar durante o dia. Não se apresse no ritual, como se fosse mais uma obrigação. Como você quer estar durante o dia? Algumas ideias são: maravilhado, alegre, brincalhão, desacelerado, espiritual, amar. Escolha um e pratique enquanto faz o ritual.
• Incorpore elementos de beleza e propósito. Alguns exemplos (mas não faça todos): Flores, uma vela, música, um caderno e uma linda caneta, incenso. Leia um texto que o conecte à admiração. Lembre-se do seu propósito mais profundo.
• Gratidão, admiração, oração. Esses são três elementos que perdemos em nossos dias. Como você pode incorporá-los em seu ritual? A oração, aliás, é algo que muitos de nós, pessoas não religiosas, rejeitamos, mas perdemos a natureza humilde de pedir algo que você sente que não pode fazer sozinho, de algo que é maior do que você (mesmo que seja uma família), comunidade, o universo etc.).
Outra ideia importante: comece de forma imperfeita e repita. Isso significa criar versões à medida que você realiza o ritual regularmente, ajustando com base no que descobrir. Não tente torná-lo perfeito – mesmo que você pare por um momento pela manhã para pensar em 5 coisas pelas quais você é grato, já é um começo incrível.
Qual seria uma maneira adorável de cumprimentar o seu dia?
Canal: Leo Babauta
Fonte primária: https://zenhabits.net/
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2024/05/18/ritual-to-greet-the-day/
Tradução: Sementes das Estrelas/ Patricia Leodoro