Olá, Sementes queridas!
Estamos criando esse espaço para compartilharmos notícias boas e, para animar o seu dia, informações positivas de coisas que acontecem no nosso planeta. Queremos mostrar que, no mundo, existem mais coisas boas acontecendo do que coisas ruins, e que o bem é a maioria! (Vide mais clicando aqui)
VAMOS PARA NOTÍCIA!
————————————————————————
Um grupo que praticava canoagem estava na hora certa e no local certo: eles salvaram uma tartaruga em risco de extinção que estava presa em uma rede de pesca.
Entre os atletas, ninguém esperava ter que suspender o treino para salvar o bichinho, mas a natureza chamou, né? A turma da Kanaloa, grupo de Canoagem Havaiana de Santa Catarina, se surpreendeu quando encontrou uma tartaruga, da espécie oliva, presa em uma rede.
Prontamente, os alunos resgataram o animal e o levaram para o Projeto Tamar, iniciativa que cuida de tartarugas em todo o país. Apesar de alguns ferimentos, o bichinho já está se recuperando sob os cuidados de biólogos!
Canoagem e resgate
O vídeo do resgate foi compartilhado nas redes e já teve mais de 10 mil curtidas.
Nele, é possível ouvir um dos atletas. “Acho que não vamos poder deixar ela aqui, será que é melhor a gente chamar o pessoal do Projeto Tamar?”, questionou.
Os atletas removeram toda a rede que estava enrolada na tartaruga e decidiram levar o bichinho para a praia.
Projeto Tamar
Com o animal já na canoa, os canoístas levaram o bichinho para o Projeto Tamar, que fica na Praia da Barra da Lagoa.
Lá, foram atendidos por biólogos, que prontamente deram início aos cuidados da tartaruga.
“Qual a espécie dessa?”, perguntou um aluno. “Essa é uma oliva, difícil de aparecer aqui no Brasil”, respondeu o biólogo do Projeto.
De acordo com os profissionais do Tamar, a tartaruga-oliva é uma espécie muito observada em alto mar, mas há algumas ocorrência em regiões costeiras.
Em 2006, a espécie foi ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Nos comentários da postagem, milhões de elogios aos atletas.
“Parabéns a todos os envolvidos e que os irresponsáveis vejam o quanto é triste o sofrimento de um animal”, disse uma internauta.
Já outro, destacou o quanto os canoeiros foram fundamentais para salvar a vida da tartaruga-oliva.
“Ainda bem que eles encontraram ela, porque mais algumas horas presa nas redes ela iria morrer”.