Os humanos são animais sociais, que colonizaram e evoluíram em comunidades. As relações sociais constituem a base de um crescimento e contentamento mútuos. Porém, existem muitas pessoas por aí que moram sozinhas e são felizes. Ao vê-las, uma pergunta pode surgir em nossa mente: “Elas não se sentem solitárias?”
Solidão, ou estar solitário, não é estar sozinho; significa que você está se sentindo sozinho. Este sentimento pode ser desencadeado mesmo estando no meio de uma multidão. Solidão significa que você está se sentindo desconectado de si mesmo, dos outros e da sociedade.
O sentimento “Estou sozinho” é como um polvo que envolve uma pessoa com seus braços fortes, fazendo com que ela se sinta deprimida e presa em seus véus obscuros de negatividade. Este sentimento amargo é mais comum em momentos difíceis, como a pandemia de COVID-19 ou guerras! No momento em que começamos a nos sentir solitários, todo o nosso foco se volta para isso e então sucumbimos, apenas para sofrer.
Por que nos sentimos sozinhos ou solitários?
Podemos nos sentir isolados devido a problemas familiares ou insatisfação pessoal. Às vezes, não existe uma razão clara para este sentimento. No entanto, é preciso entender que estar sozinho e triste não se deve a circunstâncias externas, mas sim às nossas percepções internas.
Na maioria das vezes, isso é sentido porque pensamos que ninguém na sociedade está disposto a nos aceitar. Porém, o fato é que nós não nos aceitamos como somos, o que causa autonegatividade e traz um sofrimento tremendo.
Isso é consequência de não nos respeitarmos e de nos pressionarmos para atender às expectativas dos outros. Quando não conseguimos nos ajustar ao modo de pensar dos outros, nos sentimos deprimidos por dentro. Mesmo querendo nos conectar com as pessoas ao nosso redor, não conseguimos. Esta incapacidade interior leva ao aumento de pensamentos autonegativos.
A Ciência Akram, uma Ciência Espiritual revolucionária, diz que a causa-raiz do sentimento de solidão é a falta de uma compreensão verdadeira do Ser.
Lidando com a solidão
O que fazer quando você se sentir sozinho? Como parar de se sentir solitário? A boa notícia é que existem algumas maneiras fáceis e práticas para superar a solidão:
1) Reconhecer e enfrentar
• Reconhecer: Tem pessoas que negligenciam o sofrimento delas exagerando em outras atividades, como assistir filmes ou comer. Entretanto, são apenas distrações de curta duração que fazem com que a pessoa se sinta ocupada, proporcionando um alívio sintomático na solidão. Porém, quando elas param de comer ou o filme termina, o mesmo sentimento de solidão surge novamente. Isso significa que não estamos aceitando este sentimento; estamos fugindo dele. Assim, reconhecer que “estou me sentindo sozinho” é o primeiro passo para superá-lo. Só então poderemos obter soluções para isso.
• Enfrentar os pensamentos negativos: Os pensamentos negativos só nos dominam quando permitimos que eles permaneçam dentro de nós! Não dar ouvidos e substituí-los por pensamentos positivos ajuda a melhorar nossa força de vontade e confiança. Positividade e compreensão correta funcionam como antídotos nestes momentos. Se não as usarmos, nunca sairemos da negatividade. Ambos os antídotos podem ser obtidos lendo autobiografias e livros que revelam os incidentes nas vidas de pessoas ilustres que passaram por fases de vida semelhantes. Então, se você se sente sozinho, inspire-se nestas fontes no caminho para lidar com isso.
2) Auto-realização: Esta é a chave principal para nos livrar da ignorância do Ser e dos mal-entendidos sobre nós mesmos. Quando percebemos quem somos (nossa identidade real) a partir do Iluminado, a paz interior substitui a escuridão extrema do isolamento. Assim, a Auto-realização é a forma mais eficaz para parar de se sentir sozinho.
Uma sensação de felicidade interior surge dentro de nós e a força para lutar contra os sentimentos errados ou negativos duplica após a cerimônia de Auto-realização. Isso acontece somente por meio da graça do Iluminado vivo. Milhares de pessoas vivenciaram a felicidade eterna por meio da Auto-realização. Você também pode se inscrever o mais rápido possível!
Autor: Dada Bhagwan Foundation
Fonte: https://www.dadabhagwan.org
Fonte secundária: https://eraoflight.com
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa