Julie Peters – “5 maneiras rápidas de gerenciar grandes emoções”

Julie Peters – “5 maneiras rápidas de gerenciar grandes emoções”

Compartilhe esse artigo

Emoções avassaladoras são comuns, mas muitas vezes parecem intransponíveis. Tente essas cinco técnicas para se aterrar e relaxe.

Grandes sentimentos são uma parte da vida – e não apenas para crianças pequenas. É normal e natural, como um ser humano, ter grandes reações às inevitáveis dificuldades da vida.

Infelizmente a nossa cultura não é tão boa em lidar com nossas grandes emoções (https://www.spiritualityhealth.com/blogs/pathfinding-yoga-and-mindfulness/2012/03/19/jc-peters-pratyahara-withdrawing-senses-and-feeling-feelings)     e muitos de nós recebemos a mensagem de que devíamos suprimir e reprimir esses sentimentos, de forma que possamos continuar a funcionar. Essa é uma má ideia, em parte porque essas emoções presas acabam saindo de outras maneiras, geralmente como sintomas físicos. Quando estamos constantemente tentando não sentir o que sentimos, criamos uma consistente resposta de stress em nossos corpos e isso pode nos deixar realmente doentes.

Aqui estão algumas ideias melhores para gerenciar essas grandes emoções, de forma que elas possam ajudá-lo a se sentir bem fisicamente e psiquicamente.

Siga com o fluxo

A primeira melhor maneira de lidar com um grande sentimento é sentí-lo. Permitir-lhe fluir através do seu corpo, relaxar e respirar. Permita choro, tremedeira, soluços, gemido e qualquer outra forma que a emoção necessite para ser expressada e comunicada. Isso pode ser feito sozinho ou com uma pessoa de confiança. (Tente esta meditação https://insighttimer.com/juliepeters/guided-meditations/how-to-feel-a-feeling-being-with-big-emotions)

Obviamente, não estamos sempre num espaço apropriado para expressar completamente nossas emoções, assim podemos precisar refreá-las até que tenhamos a chance de estarmos presentes com elas. (Veja abaixo  mais ideias sobre isso).

Volte ao presente

Existem incontáveis formas simples de se aterrar no momento presente, a fim de se acalmar. Aqui estão alguns exemplos:

  • Cruze seus braços sobre o seu peito e alterne toques nos seus ombros. Isso pode ajudar a trazer o cérebro de volta ao presente e acalmar o sistema nervoso.
  • Os toques de EFT são um conceito similar, mas tem uma sequência específica e geralmente são feitos enquanto repete-se uma afirmação, tal como “Aquilo foi antes, isto é agora”.
  • Experimente uma técnica de respiração como a Respiração Quadrada: conte quatro batidas para inalar, quatro batidas para pausar, quatro batidas para exalar e quatro batidas para pausar. Repita isso até que você se sinta melhor.
  • Outra prática simples de respiração é concentrar-se em inspirar completamente e depois expirar completamente. Repita até sentir-se mais calmo.
  • Esfregue as mãos e bata os pés no chão.
  • Olhe em volta do cômodo, inclusive acima e atrás de você. Observe realmente o seu ambiente físico.
  • Conte cinco coisas que você pode ver, quatro coisas que você pode tocar, três coisas que você pode ouvir, duas coisas que você pode cheirar e uma coisa que você pode saborear.
  • Encontre todas as coisas azuis no cômodo. Depois, todas as coisas vermelhas. Vá através das cores, até você se sentir mais calmo.
  • Agite, pule, ande ou dance – o movimento é uma forma poderosa de voltar para o corpo e sair de uma resposta ao stress.
  • Respire profundamente, enquanto cheira uma fragrância confortável como lavanda ou um perfume favorito.

Visualize um container

Quando você se sentir suficientemente calmo e tiver alguns minutos para si mesmo, imagine um container  para guardar qualquer coisa com a qual você sinta que não pode lidar imediatamente. Imagine-o em grandes detalhes:  cor,  formato, tamanho, textura e o tipo de tampa ou fechadura.

Imagine colocar dentro dele qualquer coisa com a qual você não tenha recursos para lidar imediatamente, esclarecendo que você está mantendo essas coisas seguras e sagradas até que você se sinta capaz de lidar com elas.

Escute a sabedoria de suas emoções

Todas as nossas emoções têm um propósito, uma função e um significado. Em geral:

  • Raiva identifica uma necessidade que não está sendo atendida ou um limite que está sendo ultrapassado. Ela quer mudança.
  • Tristeza é processar uma perda. Ela precisa de tempo, ternura, gentileza e pessoas de confiança.
  • Medo identifica uma ameaça e quer que recuemos para a segurança.
  • Alegria deseja ser compartilhada e expressada.
  • Repulsa identifica algo fisicamente ou emocionalmente tóxico e quer colocá-lo para fora.
  • Desejo sexual quer que fiquemos mais perto de alguém ou de algo.

Experimente e identifique a emoção. Onde você a sente em seu corpo?  O que você nota sobre a energia e sensação da emoção? Se ela pudesse falar, o que ela diria? Relate a partir da perspectiva da emoção. Se a raiva pudesse falar por si mesma sem filtros, o que ela estaria dizendo realmente?

Pratique a calma

Quanto mais práticas calmantes você tiver em sua vida e rotina, mais fácil será para o seu sistema nervoso entrar num estado de calma. A calma é um hábito como qualquer outra coisa e precisa de prática. Aqui estão algumas ideias:

  • Práticas de movimentos calmantes como ioga, qigong, dança e algumas artes marciais são maravilhosos para regular a respiração e o sistema nervoso. Encontre uma de que você goste e vá para a aula pelo menos uma vez por semana. Existe um enorme benefício em fazer isso com outros que também estejam calmos.
  • Inclua meditação e práticas de respiração em sua rotina diária, até mesmo se for enquanto você está adormecendo à noite. Meditações guiadas (https://www.spiritualityhealth.com/blogs/pathfinding-yoga-and-mindfulness/2020/08/02/deeply-relax-or-sleep-with-breath) são excelentes, especialmente se você é novo em meditação e /ou estiver se sentindo estressado.
  • Tire um tempo diariamente para relaxar em quietude. Isto poderia ser descansar numa posição confortável. (Savasana ou Pernas Para Cima na Parede são ótimas posições de ioga para isso) ou tire um cochilo de 10-15 minutos por dia.
  • Observe as práticas calmantes que você já tem em sua vida diária, tais como cozinhar, fazer palavras cruzadas ou caminhar na natureza e faça dessas atividades uma prioridade em sua rotina.
  • Observe com quais amigos ou membros da família você se sente seguro e calmo e faça questão de passar mais tempo com eles. Observe quais são aqueles que te estressam e faça o seu melhor para reduzir o tempo com eles.

Autor/Canal: Julie Peters
Fonte primária: https://www.spiritualityhealth.com/manage-big-emotions

Fonte secundária: https://eraoflight.com/2024/01/10/5-quick-ways-to-manage-big-emotions/
Tradução: Sementes das Estrelas / Suzel Mendonça

Compartilhe esse artigo

About Author