Lauren Howard Coleman – “Solstício em Capricórnio” - Sementes das Estrelas

Lauren Howard Coleman – “Solstício em Capricórnio”

Compartilhe esse artigo

“Vamos aproveitar o ressurgimento da força espiritual, mental e moral que vem com a época do (Solstício). É o sentimento e o pensamento em nossos corações que alcançam as pessoas e estimulam seus corações a um sentimento melhor, a uma ação mais ampla e mais forte, pois todos os nossos corações estão baseados na mesma Vida Única.” Robert Crosbie

O Período de Festividades Natalinas começa em 21/22 de dezembro e vai até o dia de Ano Novo. O dia 21 de dezembro é o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte, quando o Sol parece estar parado em seu ponto mais ao sul da Eclíptica. Em um mapa geográfico, isso seria o equivalente ao Trópico de Capricórnio, 23° ao sul do Equador. O Solstício, nessa época sagrada do ano, é um dos momentos mais poderosos e significativos do Ano Solar. É um momento de transição em que o Sol parece fazer uma pausa e ficar parado. Pouco depois desse dia, o Sol parecerá voltar gradualmente para o Norte, trazendo com ele o retorno da Luz.

Na escuridão que precede o amanhecer, somos simbolicamente confrontados com a jornada de nossa própria alma em busca da luz efêmera da iluminação. Quer busquemos essa verdade por meio de rituais, religião, comunidade, orações, festas, amor, maravilhas da natureza ou luzes e velas festivas de fim de ano, ela também traz a esperança de renovação, renascimento, sabedoria e luz. E se conseguirmos surfar essa onda, dedicando-nos a essa jornada nesta época do ano, ela poderá nos ajudar a chegar aonde precisamos ir.

No inverno, o potencial de vida ainda está adormecido na terra, aguardando o retorno da luz para revigorá-lo novamente. Da mesma forma, em nossa própria vida, o inverno deve ser um período de descanso e contemplação. Essa é a nossa própria versão de hibernação e recolhimento, em que buscamos nosso próprio potencial interior.

O simbolismo do Solstício de Inverno aqui no Norte e da época do ano do Natal talvez seja a base a partir da qual nossas resoluções de Ano Novo evoluíram. Pois com essa mudança para o signo de Capricórnio também vem uma onda renovada e um compromisso com o propósito e o crescimento. No dia do Solstício, comemore o dia com tranquilidade. Faça uma pausa para refletir sobre o que já foi, enquanto olha com expectativa para o que poderia ser.

0° dos signos cardinais situam-se no eixo da Terra. Os mapas de ingresso para quando o Sol entra nos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) definem o tom para o próximo trimestre do ano. Portanto, todos os fenômenos que ocorrem nesse eixo da Terra são particularmente relevantes para marcar tendências importantes para os próximos meses e, às vezes, até para os próximos anos.

Este ano, o Solstício de Capricórnio coincide com a conjunção inferior de Mercúrio, que sempre ocorre no meio da fase retrógrada de Mercúrio. É quando Mercúrio parece estar sendo consumido pelos raios do Sol, tendo desaparecido completamente do céu noturno. Ele retornará como uma estrela da manhã em janeiro. A Conjunção Inferior de Mercúrio em 22 de dezembro é semelhante à “Lua Nova” de Mercúrio e inicia o Novo Ciclo de Mercúrio. Esse é um momento de renovação, em que os pensamentos mais marcantes semeados na Conjunção Inferior darão o tom para o próximo ciclo de 111 dias de Mercúrio.

Na época do Solstício e da Conjunção Inferior de Mercúrio, tanto o Sol quanto Mercúrio estarão em trígono com o expansivo Júpiter e também em sextil com Saturno. Isso é importante. Pois o tom que eles estão estabelecendo é aquele que nos lançará no Ano Novo com um sextil de Júpiter/Saturno que se aproxima.

Enquanto Júpiter tem semeado uma nova visão para o futuro, Saturno está trabalhando nos bastidores para tornar essa visão uma realidade mais próxima e alcançável. Mercúrio e Júpiter ficarão diretos no Ano Novo, permitindo que essas esperanças e planos sejam concretizados. E saiba que, com a entrada do Sol em Capricórnio no dia do Solstício, já estamos começando a ver essas sementes germinando. Algumas palavras-chave para a estação de Capricórnio são: Planejamento, definição de metas, organização, autodisciplina e desejo de realização. Temos metas!

É nessa época que, com a fase retrógrada de Mercúrio, refletimos sobre o ano que passou e aguardamos com expectativa o ano que virá. A estação de Capricórnio é especialmente propícia para assumir compromissos que serão mantidos, daí a tradição de fazer resoluções com o Ano Novo. Entretanto, o Solstício é um momento de quietude e contemplação, não de ação. Portanto, aproveite o Solstício de Capricórnio para fazer uma pausa e refletir sobre o que o trouxe até aqui e, ao mesmo tempo, considerar com saudade o que poderia ser.

  • O que você aprendeu e quais conquistas obteve em 2023 que também gostaria de levar para 2024?
  • Sobre o que você gostaria de aprender mais?
  • Que metas você gostaria de estabelecer para si mesmo este ano?
  • Como está sua lista de desejos para 2024?

“É a estação do nascimento do Sol: o retorno e a frutificação das sementes e plantas que precisam da energia do Sol para seu crescimento e expressão… mas é mais do que isso, porque por trás do Sol, como por trás de cada corpo, há espírito, há vida e há inteligência.” Robert Crosbie

Canal: Lauren Howard Coleman
Fonte primária: https://www.astrologybylauren.com/

Fonte secundária: https://eraoflight.com/2023/12/17/the-capricorn-solstice/
Tradução: Sementes das Estrelas / Paula Divino

Compartilhe esse artigo

About Author