Porque o trauma não está apenas na cabeça ou na mente - Sementes das Estrelas

Porque o trauma não está apenas na cabeça ou na mente

Compartilhe esse artigo

Porque o trauma não está apenas na cabeça ou na mente

O que eu descobri sobre o trauma é o seguinte: o trauma não é algo que está apenas em sua cabeça ou mente. Não é apenas uma memória passada.

Na verdade, ele é armazenado no estado reflexivo habitual do seu sistema nervoso. Está no coração, na cabeça, no estômago, nos braços, nas pernas. Todas as informações sensoriais que foram codificadas. Eles se manifestam em uma resposta hiper-reativa ao estresse hoje: coração acelerado, respiração superficial, náuseas, indigestão, mãos trêmulas, visão turva, etc.

Para a recuperação do trauma, é importante lembrar que não apenas sua cabeça ou mente, mas todas as partes do seu corpo estavam lá no passado.

POR QUE SABER QUE O TRAUMA TAMBÉM ESTÁ ARMAZENADO NO CORPO IMPORTA

Se acreditarmos que o trauma é apenas uma memória passada, tentaríamos resolver nossos problemas na mente ou na cabeça… ou mesmo através dos sentimentos que surgem quando nos lembramos do que aconteceu. Sendo assim, buscaríamos a ajuda de um conselheiro, coach ou profissional – aqueles que são treinados em terapia da fala para nos ajudar a processar nossos pensamentos e sentimentos. Certamente, falar sobre nossos problemas em vez de engarrafar nossas emoções pode nos ajudar a nos sentir melhor.

No entanto, com a percepção de que o trauma também pode ser armazenado no corpo, ajudaria se déssemos o passo extra de abordar as informações sensoriais que foram codificadas; para que o nosso sistema nervoso já não reaja automaticamente da mesma forma habitual. Portanto, faz todo o sentido abordar traumas passados usando práticas somáticas ou baseadas no movimento. Práticas como ioga ou dança terapia, são conhecidas por ajudar o corpo a liberar o excesso de tensão e para que o corpo se sinta mais à vontade.

No entanto, embora as práticas baseadas no movimento sejam ótimas, elas podem não abordar diretamente o que está acontecendo psicologicamente, especialmente onde houve traumas passados. É por isso que depois de ter explorado diferentes formas de cura e modalidades de terapia, eu gostaria de recomendar minha descoberta para usar isso como uma solução central: técnica EFT.

O CASO DA TÉCNICA EFT E DA ABORDAGEM DE TRAUMAS PASSADOS

EFT é uma modalidade terapêutica que ajuda o sistema de energia do corpo a ser restaurado. Envolve o uso das pontas dos dedos para tocar em pontos meridianos específicos no rosto e no corpo para liberação emocional e processamento de pensamentos e crenças. Pode não ser uma cura milagrosa, mas o EFT combina inatamente muitos elementos: somático, meditação, sistema meridiano TCM, neurociência e psicologia ocidental. Como é baseado em evidências, descobriu-se que o toque EFT pode ajudar quando o corpo mantém a pontuação.

De cético, agora sou muito apaixonado em compartilhar como o toque EFT pode beneficiar alguém. É uma técnica de autoajuda maravilhosa que também oferece oportunidades para que uma transformação profunda aconteça.

A memória do trauma passado pode permanecer, mas a carga emocional e sensorial pode ser anulada com a aplicação de toques EFT transformacionais.

Em última análise, o bem-estar mente-corpo-espírito é melhor alcançado com a realização de EFT e também com a adição de exercícios somáticos ou de movimento, como ioga ou dança.

Ao libertar-se das correntes do passado nos níveis mente-corpo-espírito, você é mais capaz de estar no presente e realmente seguir em frente.

Amor e abundância sempre,

Evelyn Lim

Canal: Evelyn Lim
Fonte primária: https://www.evelynlim.com/blog/
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2023/10/17/how-trauma-is-not-just-in-your-head-or-mind/
Tradução: Sementes das Estrelas / Isadora Damasceno Branco

Compartilhe esse artigo

About Author