Meus queridos irmãos e irmãs,
Aqui é Hakann falando. Eu os saúdo com paz e amor.
Frequentemente, nas mensagens espirituais, é dito que você deve fazer coisas que o façam se sentir bem ou que produza alegria. Sim, isso é verdade… se estivermos falando de coisas que nos fazem sentir bem no nível da alma. Se algo parece bom ou produz alegria no nível da alma, então sim, faça. Sua alma também é a fonte de sua intuição, portanto, equivalentemente, você poderia dizer: se sua intuição lhe diz para fazer algo (e não é emoção ou preconceito que você está confundindo com intuição), então faça.
No entanto, é muito raro as pessoas na Terra encontrarem algo que lhes pareça bom no nível da alma. A sensação exata varia de pessoa para pessoa, mas pense em algo como uma paixão, como se você pudesse fazer isso o dia todo. Você não terá que suprimir nenhuma parte de si mesmo para fazer isso, será bom para você e produzirá felicidade e energia para você. Isso é muito raro. Algumas pessoas vivem suas vidas inteiras sem nunca encontrar a coisa ou as coisas que as fazem se sentir bem no nível da alma.
Muito mais comum na Terra é que algo parece bom não no nível da alma, mas no nível emocional. E embora você deva fazer coisas que o façam sentir-se bem no nível da alma, nem sempre é uma boa ideia fazer coisas que o façam sentir-se bem no nível emocional.
Um exemplo extremo disso é que alguns humanos da Terra são sádicos e para eles é emocionalmente bom ferir as pessoas. Então, eles deveriam machucar as pessoas? Não, porque isso não é bom no nível da alma. Portanto, este é um exemplo de algo que é bom no nível emocional, mas não no nível da alma, e você não deve necessariamente fazer esse tipo de coisa.
Ok, talvez agora você diga “tudo bem, claro, não prejudique os outros”. Mas também para algumas pessoas é emocionalmente bom no momento de comer uma pilha de junk food. Para algumas pessoas, é bom fazer sexo com alguém, mesmo que seja óbvio de antemão que isso será negativo para eles a médio prazo. Para algumas pessoas, a ideia de fazer algo desafiador pode muito bem parecer emocionalmente assustador ou desagradável, mas fazer essa coisa desafiadora pode muito bem ser uma boa ideia a médio prazo.
Como você pode ver: só porque algo parece bom emocionalmente, não significa necessariamente que você deva fazê-lo.
Da mesma forma, só porque uma situação ou pessoa se sente bem emocionalmente, não significa necessariamente que a situação ou pessoa seja boa. Só porque uma situação ou pessoa se sente mal emocionalmente, não significa necessariamente que a situação ou pessoa seja ruim. Novamente, esse julgamento só é preciso se algo ou alguém se sentir bem no nível da alma.
Por exemplo, para uma pessoa, um prado com cavalos é uma cena muito pacífica que a deixa feliz. Então essa pessoa diria que esta é uma situação positiva e os cavalos são seres gentis e positivos. Outra pessoa pode ter medo de cavalos ou ter caído de um cavalo recentemente, e essa pessoa sente medo de estar perto de cavalos. Essa pessoa diria que a situação é negativa e que os cavalos são seres destrutivos, inconstantes e egoístas. Obviamente, ambas as pessoas não podem estar certas e, portanto, concluímos que só porque algo ou alguém é emocionalmente bom para você, não significa que seja objetivamente bom.
Algumas pessoas espirituais têm uma reação emocionalmente positiva a Trump e dizem que têm certeza de que Trump é um homem bom, e algumas pessoas espirituais têm uma reação emocionalmente negativa a Trump e dizem que têm certeza de que Trump é um homem mal. Obviamente, uma dessas reações emocionais não é uma avaliação objetiva e verdadeira do homem.
Se transportássemos certos humanos da Terra e mostrássemos a eles que ocasionalmente temos o que você pensaria como orgias, então esses certos humanos da Terra poderiam dizer que essas orgias são coisas ruins e nós somos pessoas más. No entanto, outros humanos da Terra que viram a mesma cena podem pensar que isso parece incrível e que devemos ser boas pessoas porque somos tão abertos e positivos em relação ao sexo. Não pode ser verdade que as emoções dessas duas pessoas tenham feito uma avaliação objetivamente verdadeira de nós.
Além disso, alguém que suprime sua dor ou que imita seres espiritualmente avançados pode muito bem parecer alguém mais avançado espiritualmente do que alguém que apenas age de forma normal e autêntica. Mesmo que a autenticidade do nosso ponto de vista seja geralmente uma expressão de espiritualidade mais avançada do que alguém que faz um ato espiritual. É fácil dizer algo como: “todo dia é um presente, me sinto tão feliz e tão grato e tão conectado com tudo na vida, estou vivendo meu propósito, estou exatamente onde preciso estar, tudo se alinha, minha vida é incrível e cheio de magia.” E se alguém sente genuinamente todas essas coisas, então isso é incrível e estamos felizes por eles, e é claro que está tudo bem se eles expressarem isso. Mas a maioria das pessoas na Terra que expressa algo assim, na verdade não se sente totalmente assim. Ou eles só se sentem assim porque reprimiram todas as suas outras emoções, o que, em última análise, não é saudável. Ou talvez eles se sintam assim, mas apenas brevemente durante alguns momentos de pico de suas vidas, e não estão compartilhando todas as vezes em que estavam com raiva ou ansiosos ou chorando incontrolavelmente.
Nem mesmo é verdade que suas emoções lhe dirão com precisão se uma determinada situação é boa para você pessoalmente. Por exemplo, se você é viciado em drogas e sua família organiza uma intervenção, essa situação pode muito bem parecer desagradável e dolorosa para você. Você pode se sentir ameaçado e inseguro. E algumas mensagens espirituais querem que você acredite que toda situação em que você sente medo e dor emocional é automaticamente uma situação ruim ou negativa. Mas é perfeitamente possível que essa intervenção seja de fato boa para você a médio prazo. Sim, seus entes queridos que estão realizando uma intervenção estão, naquele momento, fazendo você se sentir inseguro e ameaçado, na perspectiva da Terra que são outras pessoas que causam emoções em você. No entanto, mesmo que eles estejam fazendo você se sentir mal emocionalmente.
Da mesma forma, emocionalmente provavelmente não é bom observar a dor se ela surgir. E, no entanto, muitas vezes é uma boa ideia fazê-lo, e geralmente é menos doloroso e mais produtivo do que suas emoções estavam tentando levá-lo a acreditar.
Outro exemplo: suponha que você acabou de entrar em um relacionamento amoroso com alguém que tem tendências abusivas. É perfeitamente possível que no momento você se sinta bem, porque você está apaixonado e acabou de entrar em um relacionamento e seus óculos cor-de-rosa significam que você não está vendo os aspectos negativos dessa outra pessoa. No entanto, a situação provavelmente não é boa porque a pessoa tem tendências abusivas, não importa o quão bem você esteja emocionalmente naquele momento.
Na mesma linha: alimentação intuitiva é a ideia de que você deve comer apenas o que sente vontade de comer. Sim, se sua alma quer que você coma alguma coisa, então sim, você deve comer isso. Mas se você deseja algo emocionalmente, não é necessariamente uma boa ideia comer essa coisa. Por exemplo, comer junk food emocionalmente pode não ser sábio.
Então, em resumo: se algo é bom para você no nível da alma, sim, faça e sim, esta é uma situação ou pessoa positiva. Se algo parece bom para você em um nível emocional, não é necessariamente verdade que você deva fazê-lo e não é necessariamente verdade que essa é uma situação ou pessoa positiva. Observe que, na grande maioria das vezes, quando você sente algo, está sentindo emoções e não está sentindo algo que vem de sua alma.
Você pode pensar em suas emoções como um conselheiro às vezes tendencioso. É bom ouvir seu conselheiro de emoções, eles podem lhe dar informações valiosas, porém seguir suas emoções nem sempre leva a grandes situações. Afinal, seu orientador é tendencioso.
Alguns seres de dimensões superiores podem dizer para você ouvir suas emoções, porque isso funciona para eles e seu conselheiro emocional não é tendencioso. Da mesma forma, talvez você se lembre subconscientemente de vidas passadas quando seu próprio conselheiro de emoções não era tendencioso e você poderia apenas seguir suas emoções. E isso é lindo, mas nesta vida atual, é quase certo que seu conselheiro de emoções é tendencioso, por causa de toda a dor, trauma, escuridão e desinformação da mídia dominante na Terra agora. Isso não é sua culpa, mas ainda é bom estar ciente disso.
Como você sabe se algo é bom no nível da alma? Não se preocupe, você vai reconhecê-lo. Como dito: pense em algo como uma paixão, como se você pudesse fazer isso o dia todo. Você não terá que suprimir nenhuma parte de si mesmo para fazer isso, será bom para você e produzirá felicidade e energia para você. E se você estiver em dúvida, sempre pode perguntar à sua alma. Veja a mensagem anterior “Hakann: Como falar com sua alma”.
Claro, as coisas podem ser positivas para você, mesmo que você não esteja recebendo o sinal de “isso é bom no nível da alma”. Por exemplo, um relacionamento romântico que não satisfaça todas as coisas que eu disse no parágrafo anterior pode muito bem ser um relacionamento positivo para você e no qual vale a pena estar, porque eles não satisfazem todas as coisas que expus no parágrafo anterior. Da mesma forma, mesmo que você não esteja fazendo um trabalho que seja bom para você do ponto de vista da alma, não é necessariamente inteligente deixar esse emprego agora.
Observe que, se você sente repulsa, julgamento ou raiva sobre algo, isso geralmente não vem de sua alma e geralmente não é sua intuição. Em vez disso, geralmente vem de suas emoções. Se vier da sua alma, pode ser mais neutro: “Não estou em sintonia com isso, vamos fazer outra coisa”. Ou será um leve empurrão para longe de algo, ou um sutil e leve desinteresse em fazer algo.
Então, se nem sempre devemos fazer o que nossas emoções mandam, como devemos tomar decisões ou avaliar situações ou pessoas? Bem, se você pode falar com sua alma ou ter acesso a uma intuição genuína, ótimo. Se você ainda não pode fazer isso, então, por enquanto, você deve usar o método normal da Terra: faça pesquisas, use seu cérebro, ouça as emoções, converse com outras pessoas e avalie tudo no final. Se você ainda não consegue falar com sua alma, provavelmente é uma boa ideia se concentrar em seu próprio auto aperfeiçoamento e crescimento espiritual e possivelmente ser bom e gentil com as pessoas ao seu redor, e ainda não gastar muito tempo proclamando em voz alta o que e quem é bom, o que e quem é mal e como a sociedade deve ser estruturada. Você pode ter uma opinião, com certeza, mas até que você seja capaz de falar com sua alma ou acessar sua intuição, provavelmente é melhor manter sua opinião um pouco vagamente. Afinal, dez anos atrás você tinha certeza de coisas que agora você tem opiniões diferentes, certo?
Às vezes, a coisa mais sábia que você pode dizer é: “Não sei”.
Finalmente, observe que ajudar a humanidade é ajudar a si mesmo, e ajudar a si mesmo (de uma forma que não prejudique os outros) é ajudar a humanidade. Portanto, não é egoísmo reservar um tempo para se desenvolver espiritualmente primeiro.
Espero que a mensagem de hoje tenha sido útil. Entendo que a situação na Terra é muito confusa e vocês têm meu maior respeito, porque acho que vocês, Trabalhadores da Luz, estão navegando excepcionalmente bem.
Seu irmão estrela,
Hakann
Autor/Canal: AS
Fonte Primária: https://www.youtube.com/watch?
Fonte Secundária: https://eraoflight.com/2023/
Tradução: Sementes das Estrelas / Lorinne Brentel