Onde a miséria é pequena, a lamentação é grande;
Onde o sofrimento é grande, o conflito é pequeno.
Confiar na vida não significa brigar nem reclamar reconhecendo tudo o que É.
A seguinte história nos foi transmitida desde a época de Laotse na China:
Era uma vez em uma vila havia um velho homem muito pobre, mas ainda havia a inveja dos reis pois ele tinha uma lindo cavalo branco. Um cavalo com tamanha qualidade nunca vista antes, tamanha beleza, tamanho orgulho, tamanha força! Reis competiam pelo cavalo e faziam ofertas fabulosas para possuí-lo mas o velho homem tinha apenas uma resposta: “Para mim este cavalo não é um cavalo mas um homem! E como um homem pode ser vendido? Não, isso esta fora de questão.” O homem era pobre e tinha todas as razoes para cair em tentação mas ele nunca vendeu o cavalo.
E de repente em uma manhã o cavalo não estava mais no estábulo. A vila inteira se uniu e todos disseram, “Viu só, velho tolo! Nós sabíamos que um dia seu cavalo seria roubado! E como você poderia proteger um tesouro deste em meio a tanta pobreza? Realmente seria muito melhor tê-lo vendido, voce poderia ter cobrado várias moedas por isto, qualquer preço que pudesse imaginar. Agora o cavalo se foi. Veja que maldição, que infortúnio para você.”
O velho homem disse: “Você não precisa exagerar! O cavalo apenas não esta no estábulo, esse é o único fato, todo o resto é interpretação. Se for um acidente ou não, como voce saberia? Como voce pode julgar isso?”
O povo disse, “Você não pode nos enganar, a gente pode não ser bons filósofos mas voce não precisa de filosofia aqui também. É um fato lamentável que o tesouro foi perdido.”
O velho homem respondeu, “O único fato é que o estábulo esta vazio e o cavalo desaparecido, alem disto, eu não sei de nada, infortúnio ou bençãos para tal julgamento é limitado. E ninguém sabe o que esta por vir.” (O povo riu dele).
As pessoas pensaram que o velho homem era louco, eles sempre souberam que ele nao era muito bom da cabeça. Caso contrário ele teria vendido o cavalo para viver com luxo mas invés disto ele vivia como um lenhador. Mesmo sendo muito velho ele ainda cortava árvores, trazia a madeira da floresta e vendia. Ele vivia precariamente tendo apenas o mínimo e nunca realmente o suficiente. Mas agora eles finalmente perceberam que ele era louco.
Em uma noite após 15 dias o cavalo apareceu, não foi roubado, apenas vagou pela selva. E não só voltou como também trouxe outros doze cavalos selvagens com ele. E novamente as pessoas se reuniram e disseram: “Velho, você estava certo, nós estávamos errados, não foi uma desgraça mas uma benção, lamentamos por culpá-lo.”
E o velho disse: “você está indo longe demais de novo. Você não pode simplesmente dizer que o cavalo está de volta e que trouxe outros doze cavalos com ele? Porque você está julgando? Quem quer saber se é uma benção ou não? É apenas um trecho e se voce não conhece todo o contexto como pode julgar? Como você pode julgar um livro se leu apenas uma página? Como você pode julgar uma pagina inteira se leu apenas uma frase? Como você pode julgar a frase se leu apenas uma palavra dela? E o que você tem na mão é menos que uma palavra, a vida é tão infinita. Você tem apenas um fragmento de uma palavra em sua mão e julgou o mundo inteiro. Não me diga que é uma benção, pois quem sabe? E eu estou perfeitamente contente com isso, que eu não sei. Então por favor, me deixe em paz.”
Nesta hora as pessoas ficaram caladas. Talvez o velho homem estava certo mais uma vez, então eles não disseram nada. Mas é claro que eles pensavam que estava errado, doze cavalos gloriosos retornaram com um! Com um arrombamento todos eles poderiam ser vendidos e render muito dinheiro.
O Velho homem tinha um filho jovem, era o único. Este filho agora começou a domar os cavalos selvagens, uma semana depois, ele caiu de um dos cavalos e quebrou as duas pernas, novamente as pessoas se reuniram…eles disseram: “você estava certo, o que você suspeitava foi confirmado mais uma vez. Não foi uma benção, foi uma desgraça. Seu único filho perdeu as pernas! Quem sera o sustento da sua velhice? Agora você esta mais pobre do que nunca.”
O velho homem disse: “ Você não consegue parar com seus julgamentos? Você esta indo longe demais de novo, apenas entenda que meu filho quebrou as pernas. Ninguém sabe se isso é azar ou boa sorte, ninguém. É apenas um fragmento novamente e nunca conseguimos ver mais do que fragmentos. A vida só mostra a nós em fragmentos mas sempre fazemos julgamentos sobre o todo.”
Algumas semanas depois, começou uma guerra com o País vizinho e todos os jovens foram convocados para o exército, só o filho do velho ficou para trás porque era aleijado. O povo reuniu-se chorando e lamentando que seus filhos foram retirados à força de suas casas e não havia chance deles voltarem pois o país que estava em guerra era muito grande e a batalha estava perdida desde o inicio.
Toda a aldeia chorou e se lamentou, e eles foram até o velho e disseram: “como você estava certo, velho! Deus sabe o quanto voce estava certo, foi uma benção. Seu filho pode ser aleijado mas pelo menos vai ficar como você. Nunca mais veremos nossos filhos. Pelo menos ele está vivo e com você, aos poucos vai aprender a andar novamente, talvez ele manque um pouco mais mas vai ficar bem.”
O Velho replicou: “É simplesmente impossível falar com vocês, vocês simplesmente não conseguem deixar ir esses julgamentos para sempre. Ninguém sabe de nada! Basta dizer que seus filhos foram convocados para o exército e meu filho não. Mas se é uma benção ou desgraça, ninguém sabe. Ninguém jamais saberá. Só Deus sabe. (Osho, The Sufi Way, p.48 ff).
TUDO SERVE AO MEU CRESCIMENTO!
Tudo é um acontecimento no caminho da perfeição que estou trilhando agora. Chuva, sol, granizo, raios, trovões se alternam mas meu estado mental interior permanece inalterado pois eu confio no que É agora.
Tudo me serve e tudo promove o meu crescimento. É nisso que confio e é assim que fico em paz.
Muito rapidamente você sente frustração e falta de esperança, você rapidamente fica desanimado e se sente esgotado.
– Confie no que é!
– Confie que a vida cuidará de você.
– Confie em seu poder!
A chave para uma vida plena é confiar nela.
Os acontecimentos são balizadores que fornecem a orientação necessária mas não são de modo algum fatos firmemente ancorados, fatos inevitáveis ou imutáveis sujeitos a passagem do tempo, são uma coisa hoje e outra amanhã. Não se apegue a isto, afaste-se e reflita pois tudo vem até você, aceite o que lhe é dado e confie!
Aconteça o que acontecer, não avalie! Não se deixe levar por nenhum julgamento.
O que é agora têm significado, propósito e prove seu crescimento.
O sofrimento de hoje é a alegria de amanhã, a transformação do ser cria espaço para essa mudança.
Confie no que é. A segunda chave para entender a própria vida é dada.
Canal: Jahn J Kassl
Fonte: https://eraoflight.com/2023/03/30/the-being-trust-in-all-that-is/
Tradução: Sementes das Estrelas / Talita Galuppo