Nome = carqueja amargosa, carqueja, bacanta, bacórdia carque, quina-de-codinome, tiririca-de-babado ou vassoura;
Planeta = Marte;
Elemento = Fogo;
Deidade = Ares e Marte
Gênero = Masculino;
Essa planta típica brasileira, é muito conhecida e repassada pelos nossos queridos velhinhos, os avós queridos curandeiros conhecedores das ervas de cura que foram passadas por muitas gerações.
A carqueja é muitas vezes utilizada em substituição ao lúpulo na fabricação de bebidas e se adapta muito bem, em harmonia, com a camomila.
FUNÇÕES = é uma planta aperitiva e considerada um tônico amargo que trabalha na digestão, contribuindo para digestão lenta e intolerância a gorduras, azia e sensação de peso no abdômen, auxilia em tratamentos contra perturbações estomacais, fraquezas e também na liberação de vermes intestinais. Acredita-se também que atua beneficamente nos casos de diabetes (neste caso o uso se limita apenas a no máximo duas semanas consecutivas).
A medicina desta planta não se limita apenas ao físico, mas também expande sua força ao campo emocional, mental e espiritual, trazendo de volta a vontade interna de sermos nós mesmos, a retirar emoções envelhecidas de ciclos repetidos e, a diminuir a teimosia. Em algumas regiões acredita-se que essa planta contribui também para casos de impotência masculina e esterilidade feminina.
DICA = para fraqueza, anemia e perda de sangue, utilize 10gr de carqueja, 10gr de fedegoso, 4 folhas de laranja e 10gr de sal, coloque e misture em 1 litro de água, coe e beba de 4 em 4 horas.
BANHO do perdão = misture calêndula, crisântemo, boldo do chile e carqueja, coloque em infusão e quando morno pode utilizar para banhar-se do pescoço para baixo ou como escalda pés.
Matias Fernandes: https://www.instagram.com/matiasfernandesholos/