Aderir aos 5 preceitos do Budismo pode diminuir o risco de depressão

Aderir aos 5 preceitos do Budismo pode diminuir o risco de depressão

Compartilhe esse artigo

Estudo comprova que afinidade com as diretrizes da religião budista reduz níveis de stress e emoções negativas.

Não matar, roubar, ter uma má conduta sexual, mentir ou usar drogas. Estes são os cinco preceitos básicos do budismo que, segundo pesquisa publicada na revista cientifica Plos One, podem ainda diminuir os riscos de depressão. O estudo foi conduzido com o acompanhamento de 644 adultos que preencheram uma série de questionários com o intuito de avaliar não apenas o compromisso com os cinco princípios budistas, mas também os seus níveis de stress e depressão e comportamentos neuróticos – caracterizados por uma gama de emoções negativas, incluindo raiva, ansiedade e irritabilidade.

Os resultados mostraram que, embora a observação dos cinco preceitos não tenha influenciado diretamente a ligação entre comportamentos neuróticos e depressão, reduziu significativamente a probabilidade de desenvolver sintomas depressivos devido ao stress. Por exemplo, entre os participantes com baixo nível de adesão aos preceitos, cada ponto na escala de stress foi associado a um aumento de 0,273 pontos na escala de depressão. Por outro lado, aqueles com alto grau de adesão viram um aumento na escala de depressão de apenas 0,157 para cada ponto na escala de stress.

Para os investigadores, os cinco preceitos do budismo podem ser associados a melhorias em qualidades úteis, como autoeficácia, resiliência e tranquilidade, todas as quais podem proteger contra a angústia mental.

Fonte: https://portaldobudismo.com/

Compartilhe esse artigo

About Author