Saudações, Luminoso!
Aqui estamos em setembro, quando os dias de verão em declínio são tão incrivelmente agridoces…
À medida que os tomates estão amadurecendo na videira e as árvores estão brilhando em sua exibição verdejante final, tudo se sente equilibrado em seu brilho mais abundante antes das mudanças sazonais que iminentemente estarão sobre nós aqui no hemisfério norte.
A bênção mista de setembro é como ela incorpora tanto a última explosão da plenitude da Natureza, juntamente com o início de seu processo de morte. É difícil dizer adeus ao verão!
Você pode se perguntar o que isso tem a ver com o tema deste mês de Paz?
Setembro fornece um ponto de partida perfeito para entender como a paz interior é uma opção para responder a mudanças que não podemos controlar.
Este exemplo do ciclo das estações pode parecer menor para alguns, mas para outros, apresenta um temor da viagem para os dias mais escuros do inverno que estão por vir.
Encontrar a paz interior com tais mudanças primeiro requer aceitação, como discutimos em julho.
Através da Aceitação, deixamos de resistir às realidades que não podemos controlar, o que libera uma grande quantidade de energia que pode ser melhor usada: podemos transformar limões em limonada mudando nosso foco.
A paz é um tema enorme que eu só vou ser capaz de arranhar a superfície daqui, mas é importante chamar a atenção para este mês porque estamos perto do culminar dos 99 Dias de Paz que começaram em junho durante a Semana Mundial da Unidade.
A Semana da Paz é de 17 a 22 de setembro e será mais uma oportunidade GRATUITA de se reunir com pessoas ao redor do mundo em busca da Paz Mundial. Para mais informações, clique AQUI.
Meus amigos, Shelley e Yan da Eco-Governança, estarão envolvidos diariamente e eu estarei contribuindo com canais e bênçãos, ainda a serem determinadas.
Claro, sabemos que a Paz Mundial não será possível até alcançarmos a paz interior pessoal, mesmo em meio às correntes caóticas que se tornaram grampos de nossos tempos.
Já estamos em uma trajetória de paz nos últimos 3 meses tendo explorado a Aceitação e a Harmonia, ambos componentes essenciais da paz interior.
Antes de explorarmos mais alguns caminhos para cultivar a Quietude na Tempestade, vamos primeiro esta pergunta:
Como a Paz se sente para você?
Alguns dizem que a paz é a ausência de conflitos, um estado de calma, centro e até vazio.
No entanto, Christopher A Rollston (Professor Associado de Línguas e Literaturas Semíticas do Noroeste no Columbian College), acrescenta o seguinte:
“No aramaico antigo (a língua da Antiga Síria), a palavra para ‘paz’ é ‘shalam’. Em hebraico antigo (a língua de Israel antigo), a palavra é “shalom”. E no árabe do sul antigo (a língua da Antiga Arábia), a palavra é “salam”. Estas palavras das antigas línguas semíticas do mundo são muitas vezes transformadas em inglês como “paz”, mas o significado real é muito mais profundo e mais amplo…. essas palavras significam não apenas a ausência de guerra, mas também a presença de boa saúde, serenidade, felicidade, harmonia e segurança…”
Então, sim, a paz pode estar vazia e cheia ao mesmo tempo! E manter esse estado é a coisa mais importante que podemos fazer. Agora vamos investigar algumas modalidades para nos ajudar a fazer exatamente isso.
CULTIVANDO A PAZ INTERIOR
- Liberação de Estresse
À medida que continuamos a ser bombardeados por um evento chocante após o outro, o acúmulo de estresse pode realmente ter seu preço em nossos corpos físicos, mentais e emocionais, causando explosões de agressão aparentemente do nada.
Por exemplo, você tem dirigido ultimamente? Para mim, parece que as pessoas estão desencadeando suas frustrações nas estradas como nunca antes. A paciência está em baixa e acredito que é em grande parte devido a um acúmulo de estresse de tudo o que aconteceu – e ainda está acontecendo.
É imperativo que encontremos maneiras de descarregar esse estresse, a fim de restaurar nossos campos para acalmar e equilibrar. No passado, eu sugeri:
- Exercício
- Música
- Meditação
- Banho na natureza
- Projetos criativos
- Atividades divertidas com amigos, como apenas algumas opções.
- Substituir a resistência com o fluxo
Para mim, o fluxo da paz é…
Está descansando na confiança de que tudo está bem apesar das aparências externas…
É inabalável saber que estamos inabalávelmente conectados à Fonte e existem aqui como fractais disso…
É lembrar onde está minha verdadeira casa, não minha moradia temporária aqui na Terra.
Admito livremente que muitas coisas podem ameaçar – e às vezes ter sucesso – em me tirar desse estado rendido. Uma palavra dura, um drama, uma decepção, especialmente em mim – mas se a paz no meu ser interior é a coisa mais importante para eu manter, então eu não posso me dar ao luxo de deixar isso acontecer e deve estabelecer maneiras de voltar a ela.
Qual é o seu gatilho para a paz?
Tocar de volta na coerência cardíaca é a chave. Heartmath((Matemáticado
Encontre um mantra diário para te colocar de volta em equilíbrio. Falei com uma mulher semana passada que usa a palavra “Alegria” para imediatamente voltar para um estado pacífico.
Também uso óleos essenciais como o destaque deste mês De Paz e Calma (veja o vídeo de Cheri à direita), o que proporciona um impulso sensorial para acalmar o sistema em geral. (Eu usei esse óleo toda noite quando colocava meus filhos pequenos na cama – funcionava como um encanto.)
Às vezes eu gostaria de poder derramar esse óleo sobre toda a Terra!
E sorrir!
- Harmonizem facções guerreiras interiores
Este mês haverá um foco maior na internalização do equilíbrio entre o Sagrado Feminino e o Sagrado Masculino, ambos com muitos dons para nos oferecer:
Se pudermos identificar os aspectos de nós mesmos que precisam de correção, será um longo caminho para restaurar a Harmonia no reino interior.
- Sintonia com o Meio Ambiente
Fique à vontade com onde quer que esteja e procure o bem.
Não importa com quem você esteja ou seja qual for a tarefa, fique em Paz com o que o momento apresenta. Se melhorar a situação está em seu controle, faça-o. Se não, sintonize os aspectos positivos que são sempre oferecidos.
Encontrei grande inspiração do Peregrino da Paz que sempre esperou o melhor acontecer – e aconteceu!
- Conhece-te a ti mesmo… e Seja gentil
As palavras que usamos importam, especialmente aquelas que dizemos a nós mesmos. Não pode haver paz quando estamos nos repreendendo ou cheios de culpa e remorso.
Claro, se há dúvidas sobre uma circunstância, devemos fazer o nosso melhor para corrigir as coisas se pudermos, entendendo que somos apenas parte da questão (leva dois ao tango!).
Quando preso em um ciclo de implicações de pensamentos, lembre-se da maravilhosa técnica de Brene Brown de “a história que estou contando a mim mesmo…” (Para assistir ao vídeo dela sobre isso, veja abaixo.)
A bondade com nós mesmos nos leva à bondade dos outros, o que nos leva ao amor de nós mesmos – e vice-versa. Eu sempre achei que fazer algo para outra pessoa me coloca de volta em calma apreciando minha vontade de aparecer como meu eu mais alto.
Link Youtube: https://youtu.be/
- Desenvolver foco e limites
Sustentar a paz interior pode ser um desafio quando estamos vivendo com outros que também não têm isso como prioridade em suas vidas, mas eu só vejo isso como uma maneira de aumentar meu jogo. É onde eu coloco meu foco que conta.
Eu acho que é importante comunicar certos limites com o melhor de nossa capacidade, mas no final, precisamos ficar ainda na Tempestade, não importa a circunstância. Às vezes, ter uma imagem como esta ajuda:
Este mês, vamos praticar a consciência de que a Paz interior está disponível em tempo integral, e não há serviço maior que possamos prestar ao coletivo do que isso.
“Sempre que você traz harmonia em qualquer situação sem acordo, você contribui para a causa da paz. Quando você faz algo pela paz mundial, paz entre grupos, paz entre indivíduos, ou sua própria paz interior, você melhora o quadro de paz total.”
–Peregrino da Paz
Paz em frente!
Bênçãos infinitas e muito amor,
Esperança
Canal/Autor: Hope Fitzgerald
Fonte primária: https://www.we-
Fonte secundária: https://
Tradução: Sementes das Estrelas / Cassiano Rossi