O cabelo é muito mais do que apenas proteína e melanina. “Cada fio é uma pequena crônica de cada experiência emocional, hormonal e nutricional”, diz Andi Scarbrough, co-proprietária do salão Framed em Santa Mônica, Califórnia, e criadora do tratamento CrownWorks. “A maioria das pessoas com cabelos na altura dos ombros carregam consigo os últimos três a seis anos de cada doença, revés ou incidente traumático.”
Culturalmente, o cabelo também é significativo. Pense nisso – quantas pessoas você conhece que cortam o cabelo depois de se casar ou passar por um rompimento, incluindo você? “O cabelo é cortado cerimonialmente em vários rituais desde o nascimento até a morte em muitas culturas”, acrescenta ela. “Raspar a cabeça é tradicionalmente feito em luto – um sacrifício que significa humildade e a relativa impermanência de tal perda.
“Na cultura ocidental moderna, embora possamos não ter a compreensão consciente do impacto espiritual de por que escolhemos cortar o cabelo após grandes mudanças na vida, como uma formatura ou divórcio, ainda nos sentimos compelidos a fazê-lo. Na prática xamânica, há uma cerimônia chamada corte de cordas, uma liberação de velhas energias, padrões, crenças e conexões.”
A cabeleireira de Los Angeles trabalha na indústria há anos, gerenciando um salão para uma mulher chamada Natasha Sunshine, que oferecia “cortes de cabelo curativos”. Scarbrough absorveu conhecimento de várias culturas ao longo dos anos para criar um negócio que prospera no tratamento não apenas do cliente e de seus cabelos, mas também do chakra da coroa.
O que é o Chackra Coronário/da Coroa?
“O chakra da coroa nos conecta ao nosso eu superior, espírito, verdade universal, deus, fonte – como você se sentir confortável em chamá-lo”, diz ela. “Quando há um bloqueio ou interferência aqui, pode-se sentir confuso, isolado ou desconectado. Alguém com um bloqueio na coroa pode se encontrar correndo em círculos com indecisão crônica, falta de foco ou questionando seu próprio julgamento”.
Você pode pensar em visitas regulares ao salão como busca de tendências ou vaidade, mas nem sempre é esse o caso, diz Scarborough. Muitas vezes nossos cabeleireiros se tornam nossos confidentes mais próximos. “Para muitas pessoas, uma hora no salão é um momento realmente raro e especial de ficar parado e às vezes até ser tocado. Nesse espaço, os problemas surgem com frequência. É uma das únicas pequenas experiências semi-obrigatórias de autocuidado em que a maioria de nós se entrega.
A maioria das pessoas não tem curandeiros energéticos de prontidão ou mesmo um terapeuta ou coach que eles consultem regularmente. Então, como um ponto de contato regular e de longa data na vida de muitos dos meus clientes, tenho uma perspectiva única e, acredito eu, a responsabilidade de honrar esse acesso e conexão íntimos que eles me concederam ”, diz ela.
Como os cortes de cabelo influenciam?
“Ao re-ritualizar o corte de cabelo, os cabeleireiros têm a bela oportunidade de ficar em uma posição imparcial e testemunhar o que os clientes podem estar experimentando (talvez seja um rompimento, um conflito no trabalho ou ser confrontado com o medo de envelhecer). Oferecemos um espaço seguro para serem ouvidos e um público com quem testar ideias; uma pessoa que não vai julgá-los ou responsabilizá-los pela ação e, portanto, fornecer um lugar para uma honestidade crua que é difícil de encontrar. Em um mundo de superconectividade, a interação humana real se tornou uma mercadoria. É nosso trabalho fazer com que os clientes sintam que o mundo os vê como as criaturas impressionantes que são, e eu pessoalmente quero que essa sensação dure mais do que a secagem.”
Scarbrough cresceu em uma família cristã do sul dos Estados Unidos, mas sua curiosidade geral pelo mundo a levou a explorar muitas outras fés e práticas, incluindo rituais e cerimônias pagãs e xamânicas que vieram para compor seu tratamento CrownWorks. “Na minha exploração pessoal, descobri alguns pontos comuns em torno da ideia de troca energética, energia presa e o que alguns chamariam de transcendência”, explica ela. “Percebi que um corte de cabelo não era muito diferente de uma cerimônia xamânica de corte de cordas.”
Não precisamos esperar por um momento especial para voltar nossa atenção ao nosso chacra coronário. “A verdade é que qualquer momento em que respiramos pode ser uma oportunidade de voltar a nossa intenção”, diz Scarborough. “A vida é uma série de pequenos momentos que, sem falhas, continuarão, independentemente de quanta atenção e presença lhes demos. A única cura para o mundano é celebrá-lo. E no final, tudo o que temos para mostrar nesta vida é uma série de memórias do que nos importamos o suficiente para tornar especial.”
Como funciona a cura do chakra da coroa?
Cada tratamento da CrownWorks com Scarbrough é diferente dependendo do que seus clientes precisam: “Percebi que todas as práticas espirituais usam o que eu chamaria de ponto de entrada”. Seja uma tigela tibetana, um rosário ou um cristal, as ferramentas podem ser muito úteis para ancorar o foco e a intenção em qualquer prática.
“Para alguns clientes, há uma meditação guiada antes de um corte de cabelo para liberar simbolicamente antigas experiências e crenças que não são mais úteis. Para outros, é uma massagem suave no ombro (com uma pequena aplicação de energia Reiki) enquanto discutem a motivação para sua grande mudança. Algumas pessoas querem ter uma infusão de óleo essencial para abrir o terceiro olho durante o tratamento de hidratação e outras querem apenas um óleo de aromaterapia extra relaxante adicionado à toalha de vapor. Alguns clientes sabem que esses óleos são clareadores, como sálvia esclarea ou palo santo; outros apenas apreciam a fragrância. Às vezes trabalhamos com instrumentos de cura pelo som, como taças ou diapasões.”
“A verdade é que no trabalho de cura, como na ioga, forçar alguém em um lugar de (des)conforto é contraproducente. Não estou aqui para criticar ninguém em relação a algo que parece muito distante ou em contradição com seus sistemas de crenças. Toda vez que um cliente se senta na minha cadeira, eu declaro minha intenção (às vezes em silêncio, às vezes em voz alta) para fornecer a eles qualquer espaço que possam precisar. Minha esperança para eles é que experimentem uma sensação crescente e duradoura de beleza e bem-estar, para o bem maior de todos os envolvidos. As pessoas vão ao cabeleireiro para se sentirem melhor.”
Como fazer check-in do seu chakra coronário em casa
Como Scarbrough está sediada em L.A., pedimos a ela que compartilhasse um guia sobre como fazer o check-in do seu chakra coronário em casa.
“Um tratamento capilar em casa é uma ótima oportunidade para um check-in semanal do chakra da coroa! Você terá que dedicar cerca de 10 a 20 minutos à tarefa”, diz Scarbrough.
“No salão, sempre recomendamos começar com xampu clareador antes do tratamento para remover qualquer acúmulo ou resíduo que possa impedir o funcionamento da máscara capilar. Da mesma forma, pode ser uma adição altamente terapêutica praticar cinco minutos de um exercício de escrita livre antes de iniciar o tratamento. O diário serve como uma descarga cerebral para expurgar quaisquer resíduos mentais (raiva, julgamentos, frustrações) que possam ter se acumulado durante a semana. Lembre-se, não se preocupe em fazer sentido ou ser legível e nunca releia sua escrita livre; sempre destrua o papel quando terminar. O coronário é onde recebemos orientação intuitiva e conexão com nosso eu superior ou poder. Como, vibracionalmente, aquilo a que você dá atenção você obtém mais, listar quaisquer insights que você recebeu durante a semana é uma ótima maneira de usar o tempo.”
“Recomendo adicionar uma ou duas gotas de óleo essencial à máscara capilar escolhida. Lavanda é minha escolha; é incrível para a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Eu adiciono ao meu condicionador de cabelo regular também. A água sempre foi reconhecida como um canal espiritual altamente eficaz. Não é de admirar que sempre tenhamos nossas melhores ideias no chuveiro. Faça deste tratamento em casa uma prática intencional: você pode fazer perguntas ou solicitar orientação neste momento.”
“Trabalhe a máscara capilar e o óleo em seu cabelo e, em seguida, reserve um tempo para meditar. Aplicativos como Headspace e Omvana são ótimas ferramentas se você preferir orientação ou estrutura (e um cronômetro!) em seu tratamento meditativo. Também adoro o aplicativo Chakra Tuner – ele tonifica todo o sistema de chakras para cima ou para baixo (ou ambos) em sete minutos em cada direção. Você também pode definir um temporizador em um chakra específico, como a coroa, e apenas ouvir isso. O som é realmente útil para mim, pessoalmente, para aquietar minha mente. E quando comecei a praticar meditação, cantar junto com o aplicativo realmente me ajudou a ficar presente.”
Óleos e cristais de cura
“Alguns dos meus clientes seguram cristais para ajudar tanto no foco quanto na intenção durante o tratamento. Eu listei meus cristais favoritos abaixo, junto com alguns óleos que você pode adicionar aos seus tratamentos em casa ou pedir ao seu cabeleireiro para usar durante uma hidratação no salão.”
- Ametista: Aumenta a conexão intuitiva, trabalha para quebrar comportamentos viciantes e promove o equilíbrio geral.
- Selenita: Promove clareza mental e rompe a névoa dos padrões de pensamento negativo.
- Hematita: Nos traz de volta ao corpo; protege e absorve a energia negativa
- Quartzo Rosa: Pedra do amor que abre o coração; facilita o perdão e ajuda a liberar sentimentos de animosidade.
- Óleo de Lótus Azul: Melhora a meditação estimulando a glândula pineal (também conhecida como terceiro olho).
- Óleo de Melissa: É usado para facilitar a leveza do ser, o relaxamento e acalmar o sistema nervoso. Também é rico em antioxidantes e anti-inflamatório, tornando-se uma ótima opção para quem lida com doenças crônicas.
- Sálvia Sclarea: Limpa e equilibra a energia, alivia os sintomas de depressão e ansiedade. Também é maravilhoso para problemas no couro cabeludo, pois equilibra problemas hormonais, isso pode ser ótimo para alguém com sintomas da menopausa ou irregularidades menstruais.
- Lavanda: Este óleo é feito para a coroa! Não só evoca uma sensação de paz e tranquilidade, mas também use com vapor e respire profundamente; é ótimo para o trato respiratório. Também é um sonho para o cabelo do couro cabeludo às pontas. Suas propriedades anti-sépticas podem ser ótimas para tratar irritações leves do couro cabeludo.
- Palo santo: Uma ferramenta sagrada usada para soltar, limpar e dispersar a energia negativa dos corpos espiritual, físico, mental e emocional.
Por Amy Lawrenson
Referências Bibliográficas:
- Miraj S, Rafieian-Kopaei, Kiani S. Melissa officinalis L: a review study with an antioxidant prospective. J Evid Based Complementary Altern Med. 2017;22(3):385-394. doi:10.1177/2156587216663433
- de Sousa DP, Silva RHN, Silva EFD, Gavioli EC. Essential oils and their constituents: an alternative source for novel antidepressants. Molecules. 2017;22(8):1290. doi:10.3390/molecules22081290
- Ali B, Al-Wabel NA, Shams S, Ahamad A, Khan SA, Anwar F. Essential oils used in aromatherapy: a systemic review. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. 2015;5(8):601-611. doi:10.1016/j.apjtb.2015.05.007
- Kwiatkowski P, Łopusiewicz Ł, Kostek M, et al. The antibacterial activity of lavender essential oil alone and in combination with octenidine dihydrochloride against MRSA strains. Molecules. 2019;25(1):95. doi:10.3390/molecules25010095
Canal: Byrdie
Fonte primária: https://www.byrdie.com/crown-chakra-healing
Fonte secundária: https://eraoflight.com/2022/08/13/crown-chakra-healing-and-hair-what-it-is-and-how-to-do-it/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Iara Lima Ferraz