Maria Angélica Baron - "Alzheimer" - Sementes das Estrelas

Maria Angélica Baron – “Alzheimer”

Compartilhe esse artigo
Classifique esse artigo

ALZHEIMER – quando o excesso de controle sobre os outros e a falta de controle de si proprio nos leva a esquecer da própria vida

O Alzheimer é o tipo de demência mais frequente em idosos. Tem como causa biológica a degeneração e atrofia de estruturas cerebrais responsáveis pelas funções cognitivas, como o córtex cerebral, hipocampo, e outras.

Manifesta-se clinicamente por alterações progressivas de humor e comportamento, além de perda da memória, especialmente a recente. Com a evolução do quadro, a pessoa apresenta redução da capacidade cognitiva, como pensar, raciocinar e memorizar, culimando em perda da personalidade.

Pessoas que sofrem de Alzheimer geralmente apresentam algumas características marcantes de comportamento. Uma delas é o egocentrismo – a pessoa quer controlar a tudo e a todos a sua volta, quer que o mundo gire em torno de si. Isso geralmente é causado pela falta de confiança em si próprio, levando a cobranças excessivas sobre os outros.

Outro traço presente nessas pessoas é a anulação de si próprio e submissão aos outros. Não conseguiram conduzir a vida de acordo com seus valores e agora, com a doença já instalada, dependem totalmente de outros para manter sua vida. A falta de memória e de raciocínio dificultam ainda mais sua integração ao meio.

Para reduzir a progressão da doença, ou mesmo evitar que ela ocorra, é importante a pessoa olhar para si mesmo – já que passou a vida olhando para fora. Reconhecer seus valores, sua essência e ser capaz de conduzir sua própria vida, sem depender dos outros e nem tentar controlá-los. Além disso, trabalhar a humildade e o orgulho ajudam a aceitar que cada um deve viver a vida a sua maneira, tornando a vida mais leve e fluida. Exercícios para a memória também ajudam a trabalhar o cérebro e minimizar a doença.

Espero que esses conhecimentos ajudem a trazer luz a algumas questões e aprender as lições que as doenças nos ensinam.
Com amor e leveza.
Maria Angélica

Fonte:  Alquimia Sagrada Das Ervas 


Postado nas categorias:
Compartilhe esse artigo

About Author