Cores podem curar o sistema nervoso? Diferentes tonalidades têm a capacidade de trazer saúde ao corpo pela porta de entrada dos olhos?
A resposta para estas perguntas é, surpreendentemente, sim. A fototerapia optométrica, que se baseia muito do uso de cores, provou dar resultados aos pacientes. Isso significa que as cores não são apenas belas, mas também são úteis do ponto de vista médico.
O que é fototerapia optométrica? Como funciona?
Syntonic, também conhecido como fototerapia optométrica ou terapia de luz colorida, é uma forma de terapia que tem sido estudada há mais de 70 anos. De acordo com a Faculdade de Optometria Sintônica, Syntonic é o “ramo da ciência ocular que lida com a aplicação de frequências de luz selecionadas através dos olhos”.
Para entendê-la, primeiro deve-se entender as cores. Uma cor não é apenas algo adorável de ser ver; na realidade, ela emite frequências físicas, ou vibrações. Diferentes cores emitem diferentes frequências. Pesquisadores do campo da terapia visual descobriram quais frequências de cores, quando recebidas pelo sistema visual, tratam problemas de saúde específicos.
A fototerapia optométrica é administrada através de um sintonizador, que é um instrumento que se assemelha a um tubo longo. No final do tubo há uma fonte de luz branca e, na frente da fonte de luz, estão filtros coloridos. Em uma típica sessão de terapia, o paciente coloca seu rosto na extremidade mais larga do sintonizador para contemplar as lentes coloridas retroiluminadas por um período de tempo. Na edição da revista Brain World, Syntonics: Colored Light Therapy for Balance, essas “determinadas frequências de luz selecionadas, quando aplicadas por meio dos olhos… podem produzir resultados benéficos no corpo”.
A combinação de cor e luz traz resultados extraordinários.
Quais sintomas a fototerapia sintônica pode tratar com sucesso?
Embora o nível de conhecimento da fototerapia sintônica seja baixo, esta continua sendo um tratamento altamente eficaz para muitas doenças. Essa terapia pouco reconhecida ajuda a aliviar uma infinidade de problemas de saúde, incluindo:
- Transtorno Afetivo Sazonal (TAS)
- Estrabismo (vesguice)
- Insuficiência de convergência
- Dificuldades de aprendizagem
- Dores de cabeça
- Fadiga ocular
- Dores
- Inflamações
- Problemas relacionados à traumas/estresse
- Transtorno de Processamento Sensorial (ou disfunção de integração sensorial)
- Depressão
- Ambliopia (olho preguiçoso)
- Ansiedade
A terapia de luz colorida ministra cura para o sistema nervoso
A terapia de luz colorida pode curar problemas visuais, mas não para por aí. Porque, de acordo com a Brain World, a fototerapia sintônica faz com que o equilíbrio seja “…restaurado nos centros reguladores do sistema nervoso do corpo, especificamente os sistemas nervosos simpático e parassimpático”. Ela tem a capacidade de trazer paz a uma mente perturbada. A terapia de luz colorida é conhecida por ser um tratamento especialmente eficaz para aqueles quer têm um sistema nervoso desequilibrado.
Cores diferentes tratam problemas de saúde diferentes
Quais cores, aplicadas via fototerapia optométrica, podem ajudar a corrigir seus problemas de saúde? Essa é uma pergunta que só pode ser respondida por um terapeuta visual certificado. No entanto, a seguir está uma lista de problemas de saúde e as cores correspondentes que podem ajudar a resolvê-los:
- Amarelo – Depressão, letargia
- Azul e/ou verde – Alergias, fadiga, doenças crônicas
- Roxo – Enxaquecas
- Vermelho e/ou azul – Distúrbios adrenais
Você sofre com algum dos problemas de saúde mencionados neste artigo? A terapia de luz colorida pode ser um tratamento viável, seguro e perspicaz, e que pode ser útil na sua busca por uma saúde melhor.
Fonte: https://segmation.wordpress.com/
Tradução: Sementes das Estrelas / Mariana Spinosa