Ficamos magoados, isso é inegável. Desde pequenos contratempos a grandes decepções, ficamos abalados emocionalmente quando os nossos sentimentos são feridos. Ficamos magoados, e a mágoa é uma ferida que levamos na alma.
Se deixamos uma ferida aberta nalguma parte de nosso corpo, sem cuidá-la e tratá-la, ela pode infeccionar. E então a infecção pode se alastrar, trazendo grandes prejuízos à nossa saúde.
Da mesma forma, a mágoa não tratada, ou não “pensada”, como se dizia antigamente, multiplica os pensamentos que danificam a estrutura psicológica e emocional. Assim, aumentam e alastram os pensamentos e os sentimentos derivados de sua índole negativa, como o rancor, o ódio e a vingança.
Para não ficarmos soterrados por essa onda de negatividade, é melhor “pensar”, ou seja, tratar de nossa ferida emocional. Para isso, devemos tratar de pensar – desta vez com a mente – de forma mais adequada, para que evitemos desgostos ainda maiores.
A mágoa corrói e desgasta a vida.
Joanna de Ângelis, no livro “Episódios Diários”, psicografado por Divaldo Pereira Franco, refere-se à cáustica ação da mágoa do seguinte modo:
“À semelhança de ácido que corrói a superfície na qual se encontra, a mágoa desgasta, a pouco e pouco, as peças delicadas das engrenagens orgânicas do homem, destrambelhando-lhe os equipamentos muito delicados da organização psíquica.
A mágoa é conselheira impiedosa e artesã de males cujos efeitos são imprevisíveis.
Penetra no âmago do ser e envenena-o, impedindo-lhe o recebimento dos socorros do otimismo, da esperança e da boa vontade em relação aos fatores que o maceram.
Instalando-se, arma a sua vítima de impiedade e rancor, levando-a a atitudes desesperadas, desde que lhe satisfaça a programação vil.
Exala amargura e desconforto, expulsando as pessoas que intentam contribuir para a mudança de estado, graças às altas cargas vibratórias negativas, que exteriorizam mau humor e azedume.”
O sentimento de mágoa obedece às leis universais de atração.
Atendendo aos princípios da Lei Universal da Atração, quem fica preso a sentimentos de mágoa e às suas derivações fica repleto de energias de baixa vibração. Naturalmente, transforma-se assim num emissor de energias dessa mesma qualidade, o que vai ligá-lo e mantê-lo em contato com as energias densas e negativas.
Cria-se, dessa forma, um escudo energético que impede a aproximação e a ação de pessoas ou energias espirituais transformadoras. Em outras palavras, o bem não consegue se aproximar.
É possível compreender que, desta forma, somos os únicos responsáveis se ficamos presos a um estado emocional deplorável. Por mais que seja o mal que tenhamos sofrido, só a nossa própria disposição em não guardar sentimentos rancorosos e prejudiciais é que pode manter abertas as portas para receber o bem e as influenciações positivas.
Não acumule mágoas, não colecione lixo mental.
Joanna de Angelis, continua falando da toxicidade de acumular rancor, e de como podemos nos libertar desse sentimento tão prejudicial.
“Quem acumula mágoas, coleciona lixo mental. Reage às tentativas de alojamento da mágoa nos teus sentimentos. Não estás no mundo por acaso, antes, com finalidades adredemente estabelecidas que deves atender.
Acompanha a marcha do Sol e enriquece-te de luz, não mergulhando na sombra dos ressentimentos destrutivos. Sorri ante o infortúnio, agradecendo a oportunidade de superá-lo através dos valores éticos e educativos que já possuis, poupando-te à consumpção de que é portadora a mágoa.”
Liberte-se da mágoa e retome a alegria de viver.
Para que a vida não definhe lenta e progressivamente sob o efeito nocivo e destruidor da mágoa, é preciso estar disposto a superar o ressentimento fazendo ressurgir os valores que ficaram amortecidos pelo choque do desapontamento.
Todos sabemos que o perdão é o melhor filtro e purificador dos sentimentos tóxicos que às vezes nos invadem.
Você pode fazer a mentalização descrita no post Dissolva suas mágoas com a energia das esmeraldas para ajudar a dissolver as suas mágoas. (Você pode praticar o exercício mesmo sem o cristal.)
Como não é possível deixar de sentir nossas emoções, assim também é possível não nos prendermos a elas. Quando sabemos e entendemos que manter mágoa e outros sentimentos similares só vai nos trazer mais desgostos e desgraças, não há porque não fazermos um esforço – ou dois, ou quantos forem precisos – para melhorar a nossa vida.
Não é isso que você quer? Ter uma vida melhor, mais tranquila, mais feliz, com paz e bem-estar?
Então faça a sua parte, tome a iniciativa e não deixe ninguém destruir seus sonhos.
A vida é sua, só você pode cuidar bem dela.
Noemi C. Carvalho
Fonte: https://leaqui.com