Foram os Caldeus, antigos sábios astrólogos, que estabeleceram a regência de um planeta para cada ano. Mas é bom lembrar que o ano astrológico começa com o ingresso do Sol em Áries. Portanto, a regência de Mercúrio começará a valer a partir do dia 20 de março.
Tudo indica que aos poucos retomaremos nossa vida prática e a fluidez nos deslocamentos. Mercúrio é o deus de asinhas nos pés e no capacete, o grande mediador, o planeta da comunicação e das trocas.
Ainda sob os efeitos de um vírus que nos deixou literalmente sem ar, a regência deste planeta nos traz esperança. Quem sai ganhando? O comércio, o marketing, as vendas, as trocas intelectuais, o jornalismo e todo tipo de comunicação é beneficiado.
Estaremos todos mais comunicativos. Isso pode favorecer negociações entre países e a recuperação da economia mundial. A liberdade de ir e vir pode ser resgatada. Mesmo porque, Júpiter já ingressou em Peixes, signo onde fica mais poderoso. Júpiter rege as grandes viagens, a expansão, a liberdade.
Júpiter e Mercúrio regem o ensino, o aprendizado. Portanto, é bom investir no conhecimento sempre, quanto mais agora. Ano bom para estimular a mente, ler e estudar (sempre importante tomar cuidado com o lado negativo: as mentiras, as fofocas, as fake news).
Os cursos, especialmente os que envolvem a internet, ganham destaque. Assim como leituras, publicações, as viagens rápidas, as pequenas empresas e os pequenos comércios.
Para quem conhece seu mapa, veja quais casas de seu mapa natal são regidas por Mercúrio, ou seja, onde você tem Gêmeos e Virgem. Esses podem ser os setores mais mobilizados durante o ano para você.
Vale ficarmos atentos com as datas da retrogradação de Mercúrio, quando seus assuntos ficam mais truncados, para nos programarmos:
13 de janeiro a 4 de fevereiro (lá vem mais um logo em janeiro!)
09 de maio a 3 de junho
09 de setembro a 2 de outubro
Como todo ano, também teremos desafios. Mas Mercúrio, um planeta leve e adaptável, pode nos ajudar a superá-los com mais leveza e bom humor. Feliz 2022 pra todos nós!
Marcelo Dalla