Ivo de Vega – “O que é Amor Incondicional?”

Ivo de Vega – “O que é Amor Incondicional?”

Compartilhe esse artigo

Ivo não fala diretamente nesta canalização, mas foi um esforço conjunto entre ele, Sigrid, Atenas e eu.

O que é amor incondicional?

Se importar nem sempre é fazer.
Se importar às vezes não é fazer.

Se importar nem sempre é dar.
Se importar às vezes não é dar.

Se importar com os outros é ouvir. Se importar consigo mesmo pode significar ouvir os outros.

Se importar consigo mesmo pode significar não ouvir os outros. Pode ser, como sempre meu vizinho estava falando, ele tagarelava uma torrente de mentiras e besteiras sem parar, e eu não estou exagerando. Eu entrei em casa porque não aguentei. Era apenas barulho. Teria sido mais amoroso ouvi-lo? Não? Porque? Porque ele estava mentindo.

Ou que tal não assistir ao noticiário? Se importar consigo mesmo não é ouvir aqui também.

Quando falamos sobre amar incondicionalmente, do que estamos falando? Apenas uma dessas dualidades, como a que a pessoa quer? Isso significa amar incondicionalmente ou existe outra definição?

Amar incondicionalmente significa simplesmente fazer tudo com amor em seu coração, não por medo. É isso. As condições são baseadas no medo.

Amar incondicionalmente significa fazer as coisas com coragem, sabedoria, intenção, com consciência. Não significa fazer algo que não ofenda ninguém, não irrite ninguém, não significa fazer algo que não magoe ninguém.

Isso é muito radical. Ser incondicionalmente amoroso e ainda assim a outra pessoa se magoar? Por quê? Porque essa é a escolha deles de se magoar, não é nada sobre o qual se tenha poder.

Se eu disser a você: “Obrigado, mas não quero que me envie e-mails com sugestões para o meu PTSD(*)” e você o faz, e eu descarto o e-mail e você se magoa, é minha culpa? Sou responsável pelo fato de você estar magoado? Não, por que? Porque eu avisei que não queria seu e-mail. Eu te disse. Se você não ouvir, isso não é culpa minha, você que se magoa.

Muitas pessoas pensam que outras pessoas as “obrigam” a fazer algo. Isso porque nossa sociedade em grande parte inconsciente, é muito reativa. Quando você não é reativo e é mais deliberado sobre o que pensa, diz e faz, percebe que esse conceito de alguém “obrigar” você a agir de uma maneira específica é falso. Você pode até ficar ressentido.

Ele me magoou. Não, ele não fez isso. A menos que seja uma dor física, qualquer outra coisa é uma dor emocional. Você já foi tão “ligado” a alguém tóxico que para de reagir a cada coisa desagradável que eles dizem e fazem? Essa pessoa está lhe fazendo um grande favor: ela o está ensinando a assumir a responsabilidade por suas próprias emoções e a parar de reagir aos outros. A menos que você escolha. Que lição maravilhosa! Viva com meu amigo bebedor / drogado há três anos e você deixa de reagir aos seus insultos e começa a perceber que está acima de tudo isso e é realmente por causa dele que ele age assim. Não tem nada a ver com você e nunca teve. Eu costumava ficar sentada olhando para ele e dizendo: “Uh huh”, e é claro que isso foi motivo para outra ladainha de insultos sobre o quão estúpida eu era, ou o que seja, mas eu simplesmente parei de reagir a ele. Eu não acreditei mais nele. Essas pessoas podem fazer mais pela sua auto-estima do que a simpática professora de jardim de infância que você tinha e que adorava seus desenhos de borboletas!

Amor incondicional é viver sem medo. Você estabelece condições com outras pessoas? Sim. Por amor a si mesmo e / ou a eles.

O amor incondicional é explicar de forma assertiva a outra pessoa como você se sente. Emoções condicionais baseadas no medo fariam você gritar com essa pessoa com raiva.

O amor incondicional está estabelecendo um limite porque você tem necessidades que deseja que os outros reconheçam. O cenário baseado no medo condicional faria com que você nem tentasse, se deixasse ser dominado, ou nem mesmo perguntasse.

As pessoas mostram onde estão seus limites. As pessoas que o desafiam mostram onde estão seus limites.

Eu sei que tenho limitações em relação ao roubo, odeio ser roubada. Tenho limitações em relação ao meu PTSD e ansiedade. Ainda tenho velhos gatilhos de quando era criança: não ser ouvida, minhas necessidades não serem atendidas por outras pessoas, nenhuma interação social viável … Pessoas que não me respeitam. Eu me afastei da minha irmã porque ela me chamou de “uma maluca interessante”. Ivo teve que deixar claro para mim o fato de que ela nem mesmo me respeita, então por que eu estava me relacionando com ela?

O amor incondicional significa que você reconhece que tem limites e se protege.

Eu acho interessante que o amor incondicional parece dizer: “No amor, sendo incondicional, você não pode estabelecer limites.” Acho que muitas pessoas pensam que isso significa: que você não tem limites. Não ter limites significa que você assume as emoções dos outros e isso leva ao esgotamento emocional e fadiga. Sinais comuns de não se ter limites incluem envolvimento excessivo na vida de outras pessoas; perfeccionismo e agradar as pessoas; tentar consertar e controlar os outros com julgamentos e conselhos; permanecer em relacionamentos não saudáveis; assumir muito trabalho ou muitos compromissos; e evitar ficar muito sozinho. Quando seus limites são muito indefinidos, você pode se sentir responsável por tudo e todos, impotente, forçado a fazer algo e ressentido. (retirado do site da Internet)

Aqui estão alguns sinais de que seus limites precisam ser ajustados:

• Sentir-se incapaz de dizer não;
• Sentir-se responsável pelas emoções dos outros;
• Preocupar-se com o que os outros pensam, a ponto de desconsiderar seus próprios pensamentos, opiniões e intuição;
• Sua energia é tão drenada por algo que você negligencia suas próprias necessidades (incluindo a necessidade de comida, descanso, etc.);
• Agradar as pessoas;
• Evitar relacionamentos íntimos;
• Incapacidade de tomar decisões;
• Acreditar que a sua felicidade depende dos outros;
• Cuidar das necessidades dos outros, mas não das suas;
• As opiniões dos outros são mais importantes do que as suas;
• Tem dificuldade em pedir o que você quer ou precisa;
• Seguir o que os outros querem versus o que você quer;
• Sentir-se ansioso ou com medo;
• Não ter certeza do que você realmente sente;
• Assumir o humor ou as emoções de outras pessoas ao seu redor;
• Excessivamente sensível a críticas.

Depois, há o limite geral de “deixar os outros fazerem o que quiserem com você” e, uma vez que vi muito o ponto fraco da sociedade, não recomendo não exercitar este. Você tem que se proteger, como um ato de amor. Ivo já fez a seguinte pergunta: “Se você andar na frente de um caminhão e decidir fugir dele, isso é um ato de medo ou autopreservação?” É autopreservação, obviamente, e um ato de amor. Já ouvimos muito sobre as metáforas do tigre dente de sabre perseguindo o homem primitivo para entender que existe uma mente superior que deseja que você continue aqui. Não é medo, você está aqui por causa do amor do seu Eu superior por você – sempre.

Se você não acredita em mim, peça ao seu eu superior para lhe mostrar o quanto ele o ama. Você pode ter três “quase” acidentes, um pequeno acidente, e um caso de gripe à qual sobreviveu antes de começar a perceber que deveria estar aqui, mas seu eu superior garantirá que você receba a mensagem de uma forma ou de outra. É uma questão de compreender a mensagem – estar vivo significa que o seu Eu superior o ama. Isso não significa que a morte de pessoas significa que seu eu superior está chateado com elas, de forma alguma. Significa apenas que o trabalho delas aqui terminou. Todas as coisas boas têm um fim!

Os limites são definidos de várias maneiras: com você mesmo (limites internos) e com os outros (limites externos). Limites internos regulam seu comportamento e sua consciência freqüentemente tem algo a ver com isso. Limites externos são seus acordos com outras pessoas.

Os limites com outras pessoas especificam como você deseja se relacionar com elas. Agora, idealmente, você é um manifestador tão fantástico que ninguém que entra em sua vida traz mais nada negativo para você aprender. Você fez todo o seu trabalho e a vida agora é uma brisa. Eu acredito que existem pessoas assim. Elas podem amar a todos que estão em suas vidas porque não estão mais lidando com as vulnerabilidades da vida. A maioria de nós não está lá. Precisamos de limites. Quando estabelecemos um limite, por algum motivo isso é vantajoso para nós, para os outros ou para ambas as partes. Quando seu chefe disser: “Falo com você mais tarde sobre isso”, ele está estabelecendo um limite de que não tem tempo agora, fale comigo quando eu tiver tempo disponível.

Gosto de limites porque os uso quando percebo que já tive o suficiente, aprendi minha lição e não vou mais lá. Percebi que, quando os limites são fracos, a lição precisa ir adiante. Vários alcoólatras viciados em drogas moraram perto de mim nos últimos seis anos e todos deixaram claro a sua falta de vontade de mudar. Eu recusei ajudá-los. Pois já passei por isso antes e aprendi a lição.

Eu também uso limites com outras pessoas para proteger meu tempo. Eu uso limites com Merlin para proteger a limpeza da minha casa: eu não gosto dele andando na bancada porque ele é um gato sujo que dorme sob a casa vizinha. Eu tenho outro limite: não banho gatos com sabão e principalmente em água porque eles odeiam água. Seria traumatizante para ele. Eu também não gosto de borrifar nada nele. Eu o deixo se limpar, mas eu não gosto dele na bancada porque eu como comida ali.

Temos a tendência de ter limites para proteger as coisas que são caras para nós, como nosso tempo, nosso dinheiro, nossos relacionamentos, nosso tempo de sono, nosso tempo de relaxamento e muito mais e, para mim, a limpeza da minha bancada (risos).

Como podemos amar incondicionalmente quando estamos em uma realidade física limitada? Podemos fazer o nosso melhor. Basicamente, sinto que estamos em dois mundos simultaneamente, o mundo físico e o mundo espiritual. Estabelecer limites e limites com você mesmo e com os outros no mundo físico é necessário devido à situação atual aqui, é uma zona de livre arbítrio onde poucos exercem o livre arbítrio. No final, você deve examinar sua motivação para estabelecer um limite: é por amor ou por medo? Você está tentando tirar algo bom disso ou tem medo de que algo ruim aconteça se você não disser não?

N.T. : (*) PTSD – Post Traumatic Stress Disorder – Transtorno de estresse pós-traumático

Canal: Sharon Stewart
Fonte primária: https://sharonandivo.weebly.com/
Fonte secundária: https://eraoflight.com/
Tradução: Sementes Das Estrelas / Flávia Grimaldi

Compartilhe esse artigo

About Author